O conselheiro para Assuntos Econômicos da Embaixada da França, Dominique Mauppin, e a gerente do Setor de Bens de Consumo da Embaixada da França, Laura Warin, visitam o Paraná durante esta quinta (8) e sexta-feira (9) para discutir parcerias que vão compor o projeto “4 Motores para o Mercosul”. Estão previstas visitas a Usina de Álcool Santa Terezinha, em Maringá, a Sociedade Rural em Londrina e a Associação Brasileira de Produtores Rurais também em Londrina, além da Cooperativa Agroindustrial de Rolândia (Corol).
“Na visita da missão francesa desta semana vamos tratar com mais ênfase a agroalimentação. Rhône-Alpes possui reconhecimento nessa área, com tecnologia, maquinário e grande mercado consumidor também em outros países. Eles são especialistas em alimentos”, contou Gallo. Segundo ele, serão avaliados os parceiros e determinadas as ações que vão compor o projeto de agroalimentação, como as cooperativas do setor.
“No Paraná, muitas vezes as cooperativas vendem produtos sem valor agregado. Com a parceria, que transfere tecnologia, maquinário e forma de criação de animais, há valor agregado. Além disso, Rhône-Alpes vai ajudar na comercialização do produto. A proposta é que sejam criadas empresas em parceria com a França para que os produtos que sejam resultado dessa parceria possam abranger a rede deles”, explicou Gallo ao ressaltar que há maior interesse pelos franceses em frango e carne bovina.
“O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também deve participar dessa ação por meio do financiamento ao produtor para a compra de maquinário”, contou o secretário. O assessor do gabinete do Codesul/PR, Thierry Guillemont, também compõe a comitiva.
4 MOTORES – O plano de ação assinado entre o governador Roberto Requião e Rhône-Alpes prevê parcerias em diversas áreas, como agroalimentos, tecnologia e meio ambiente, além do projeto “4 Motores”, cuja proposta é criar no Mercosul uma organização similar a da Europa, onde quatro grandes regiões (Rhône-Alpes - França, Lombardia - Itália, Catalunha - Espanha e Würtenberg - Alemanha) se juntaram para ter maior capacidade de negociação e intercambiar boas práticas de gestão de qualidade em áreas de interesse.
No Mercosul, as regiões que vão compor o “4 Motores” serão Paraná, província de Córdoba (Argentina) e os departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai). De acordo com o secretário do Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul), Santiago Martín Gallo, no primeiro trimestre de 2008 será realizada uma reunião para apresentar as atividades do projeto “4 Motores”, e uma das áreas de interesse é a agroalimentação.
Missão francesa discute projeto “4 Motores para o Mercosul”
Estão previstas visitas a usinas de álcool em Maringá, a Sociedade Rural em Londrina e a Associação Brasileira de Produtores Rurais também em Londrina, além da Cooperativa Agroindustrial de Rolândia
Publicação
06/11/2007 - 16:10
06/11/2007 - 16:10
Editoria