Missa de Ação de Graças homenageia policiais e bombeiros militares

Celebração fez parte das atividades pelo aniversário de 156 anos da PM
Publicação
08/08/2010 - 22:10
Editoria
Policiais e bombeiros militares, acompanhados de seus familiares e amigos, participaram neste domingo (08), da missa de Ação de Graças em comemoração aos 156 anos da Polícia Militar do Paraná. A celebração em Curitiba foi realizada na Capela Nossa Senhora Aparecida, mantida pela Associação Vila Militar (AVM), na Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rebouças. Simultaneamente, em outras regiões do Estado, também foram realizadas missas.
Os policiais e bombeiros militares foram homenageados pelo desempenho de suas funções e dedicação à comunidade paranaense. Os pais também foram homenageados. Estiveram presentes integrantes dos batalhões da capital e Região Metropolitana (RMC), além das unidades especializadas. Também participaram da solenidade o general de divisão Adhemar da Costa Machado Filho, da 5.ª Região Militar do Exército, e autoridades militares da PM.
“É um momento de grande alegria, em que encontramos a família miliciana e os amigos para prestarmos uma homenagem à corporação e, especialmente a Deus, por tudo o que temos conquistado”, afirma o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. “No dia a dia, eles fazem o melhor para cumprir seu serviço e, para tanto, deixam seus filhos, sua família para proteger outros”, lembra o coronel.
O oficial estava acompanhado de sua esposa Carmem Lúcia Vieira Carstens, presidente da Cruzada Social Cosme e Damião – entidade de assistência à maternidade e infância da PM. “Agradecemos pela proteção que nos é dada diariamente, para que possamos realizar nosso serviço”, completa o coronel.
O chefe do Estado Maior (subcomandante) da corporação, coronel Mauro Pirolo, disse que o trabalho da PM e dos bombeiros militares é reconhecido pela comunidade paranaense. “Além de serem pais de seus filhos, são os pais da sociedade, pois intervêm em diversas situações para proteger famílias. E nesta data, muitos não ficaram com seus filhos, e sim trabalhando.”
O coronel Geraldo Domaneschi, comandante do Corpo de Bombeiros, afirmou que o trabalho tanto da PM quanto dos bombeiros é essencial para a sociedade. “Quero que os pais militares sejam muito felizes e, em suas funções, bem centrados para voltarem sempre às suas casas, aos braços de seus filhos”. Ele ainda pediu aos pais paranaenses “que acompanhem a educação de seus filhos, os acolham, pois se não fizerem, a violência e a droga estão prontas para isso. Os pais, com amor e carinho, podem proporcionar um futuro melhor aos seus filhos.”
Todos os policiais e bombeiros militares foram homenageados durante a missa, inclusive, os que perderam suas vidas em serviço. No fim, uma peça de teatro encenada pelos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), demonstrou as dificuldades enfrentadas pelos militares estaduais diariamente, os quais precisam ter muita força e discernimento para sempre seguir o caminho certo.

GALERIA DE IMAGENS