Ministros conhecem obras e ações do Governo do Paraná

16/07/2010 - 15:30

O governador Orlando Pessuti e secretários estaduais apresentaram nesta sexta-feira (16) aos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, as obras e ações do Estado, em andamento e previstas, para o aperfeiçoamento e estabelecimento de novas parcerias na área de infraestrutura urbana, educação, saneamento, meio ambiente e habitação.
Padilha elogiou o esforço do Governo do Estado para a realização de projetos viários, como a implantação da ferrovia Norte-Sul e a expansão da Ferroeste, e acenou com a possibilidade da instalação de um estaleiro no Paraná para a produção de embarcações do pré-sal. “O Paraná tem potencial para aproveitar ao máximo a expansão na nossa relação de comércio com o Mercosul, a integração fronteiriça e projetos na área de turismo”.
O ministro Paulo Bernardo disse que o governo federal pretende fechar novas parcerias com o Paraná para ampliação dos programas de fomento à habitação, com o PAC-2. “O encontro foi uma oportunidade para pensar em outros projetos. Com certeza estas novas ações ficarão como um legado, uma herança benigna para o Paraná”, afirmou.
Pessuti disse que a reunião foi uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre a construção de 150 novas escolas no Estado, 100 municipais e 50 estaduais. “Esta reunião dá a dimensão e a importância de trabalhar em parceria com o governo federal, porque tudo isso resulta em benefícios diretos à população”, ressaltou.
O governador também destacou como importantes ações a serem realizadas com a duplicação da Estrada da Boiadeira, a construção de um porto em Pontal do Paraná e a implantação da Rodovia Perimetral da Mata Atlântica, no litoral paranaense. Na área do meio ambiente, Pessuti destacou a destinação de R$ 9 milhões para limpeza e coleta de lixo nas praias paranaenses e de outros R$ 3 milhões para o desassoreamento de rios.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Lispki, falou sobre as obras em parceria com o governo federal, entre eles o PAC da Mobilidade, que terá R$ 229,5 milhões em financiamentos, para obras viárias na Grande Curitiba, e a revitalização da orla de Matinhos.
O presidente da Sanepar, Hudson Calefe, comentou sobre as novas parcerias para ampliação do esgoto sanitário no Estado. “Passaremos a atender os municípios com população abaixo de 40 mil habitantes, suprindo a demanda de cerca de 40% dos habitantes destes municípios. Os trabalhos já foram iniciados”, disse.