O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Newton Pohl Ribas, reuniu-se nesta terça-feira (17), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann.
A audiência, que também contou com a presença do diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller, teve por objetivo apresentar ao ministro a experiência do Instituto em estudos hidráulicos em modelo reduzido de aproveitamento hidrelétrico.
Na mesma ocasião, foi entregue documento que registra a experiência do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), unidade laboratorial do Lactec que, em mais de 50 anos, atendendo demandas de projetos semelhantes desenvolvidos no Brasil e para outros países.
“O Cehpar é referência nacional, pois grande parte do potencial hidrelétrico brasileiro instalado desde Itaipu, Xingó, Foz do Areia, Miranda, Emborcação, Machadinho, Salto Caxias e Mauá foi estudado pela equipe de engenheiros e pesquisadores do Cehpar”, disse o governador Orlando Pessuti, em ofício encaminhado ao ministro.
Ribas ressaltou que o Lactec/Cehpar está habilitado para desenvolver os estudos de Belo Monte, inclusive pela sua experiência internacional, pois recentemente desenvolveu estudos de modelos reduzidos para Angola, República Dominicana, Etiópia, Colômbia e Equador.
A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no estado do Pará, com potência instalada de 11.233 MW. A previsão é que, quando concluída, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e de Itaipu Binacional. Os investimentos previstos são da ordem de 19 bilhões de reais.
Ministro de Minas e Energia recebe dirigentes do Lactec
A experiência paranaense em estudos hidráulicos em modelo reduzido de aproveitamento hidrelétrico foi o tema do encontro
Publicação
17/08/2010 - 17:40
17/08/2010 - 17:40
Editoria