Mineropar participa de concurso com 79 países

Empresa pública do Paraná participa do concurso lançado pela National Geographic com o projeto Geoturismo em Tibagi
Publicação
15/05/2008 - 15:30
Editoria
A Mineropar participa do concurso internacional “Desafios do Geoturismo: Celebrando Lugares e Mudando Vidas” com o projeto Geoturismo em Tibagi. Trata-se do concurso sobre Geoturismo lançado pela International Geographic Society (National Geographic) e pela Ashoka’s Changemakers, com o objetivo de divulgar inovações no desenvolvimento, gerenciamento e marketing que promovam o turismo sustentável e valorizem a fauna, flora, cultura, belezas naturais, história e o bem-estar de moradores de cada lugar. O projeto Geoturismo em Tibagi é apresentado aos promotores do concurso com todos os trabalhos realizados pela Mineropar e a Prefeitura. A Mineropar inaugurou no final de março deste ano, sete painéis geoturísticos e produziu 20.000 fôlderes com informações geológicas sobre o município e seu patrimônio natural, além de pratrocinar, também com a Prefeitura, a exposição Geoturismo em Tibagi, do geólogo e fotógrafo Antônio Liccardo. A Mineropar argumenta aos promotores do concurso que o objetivo de seu projeto é ensinar a comunidade local a usar os aspectos geológicos como um produto turístico, melhorando a cultura, a economia e a auto-estima dos habitantes de Tibagi. “Nós acreditamos que a implantação do Geoturismo em Tibagi pode mudar o direcionamento do turismo de natureza do município, porque ele tem viabilidade econômica e provoca o despertar da consciência da população”, acredita Liccardo. CONCURSO – O “Geotourism Challenge: Celebrating Places - Changing Lives” é o primeiro concurso internacional sobre Geoturismo promovido pela International Geographic Society (National Geographic) e pela Ashoka’s Changemakers. A competição é aberta a todos os tipos de organizações e países. Neste primeiro concurso participam 306 projetos, representando 79 países. As inscrições foram encerradas em 21 de abril. Os três principais itens considerados no concurso são inovação, impacto social e sustentabilidade, envolvendo cultura, patrimônio e natureza. Os promotores selecionarão de sete a 15 finalistas até o dia 28 de maio deste ano. A partir desta data até 11 de junho de 2008, a comunidade changemakers (internautas) escolherá os três vencedores. Após o resultado, todos os finalistas serão convidados a se juntar ao Programa da National Geographic e da Ashoka’s Changemakers Summit no outono de 2008. Mais informações sobre o concurso internacional de Geoturismo podem ser acessadas em www.changemakers.net/node/2104/

GALERIA DE IMAGENS