O 44º Congresso Brasileiro de Geologia – O Planeta Terra em Nossas Mãos (CBG-2008) começará neste domingo (26), às 19h, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. A Mineropar, como órgão oficial dos serviços de Geologia do governo do estado do Paraná, participará do congresso com um estande aberto a estudantes, professores, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, onde poderão ser conhecidos os programas, projetos e atividades desenvolvidos por seus geólogos.O Congresso prosseguirá até o próximo dia 31.
Todos os trabalhos feitos pela Mineropar estarão à disposição do público, tanto os projetos em andamento como os já concluídos, da área de pesquisa, mapeamento, meio ambiente, geoquímica, geoturismo, cerâmica, minerais industriais, entre outros. Os trabalhos serão apresentados em meio digital.
Os geólogos da Mineropar apresentarão painéis em sessão de pôsteres sobre as atividades, os programas, os projetos e as pesquisas desenvolvidas por eles. Os geólogos estarão à disposição dos interessados para apresentar seus trabalhos. Serão abordados Hidrocarbonetos e Saúde, Estilos de Entablatura da Formação Serra Geral e Sua Formação Genética, Significado Exploratório de Anomalias Geoquímicas de Ni-Cu-NGP e Metais Associados em Basalto da Serra Geral, e Arquitetura Faciológica da Formação Serra Geral do Estado do Paraná.
Também serão apresentados painéis sobre a participação da Mineropar na difusão do ensino de geociências nas escolas públicas do Paraná (geologia nas escolas), Características do Minério do Distrito de Talco do Paraná, Sistema de Informações Geológicas do Paraná (MINA), Disseminação de Informações Geológicas por meio da Internet – Modelo Mineropar (Mapa Interativo), Geoturismo em Tibagi no Paraná, além de outros trabalhos realizados por profissionais de fora da empresa, mas com a participação da Mineropar, como Desafios e Conquistas da Geoconservação no Parque Estadual de Vila Velha - Paraná, História e Situação Atual do Movimento Geoturismo – Geoconservação no Brasil, Potencial e Perspectivas para a Criação de Geoparques no Brasil: Exemplos em Minas Gerais e Paraná, e Geoturismo em Curitiba.
Livro – Nesta segunda-feira, 27, às 18h, a Mineropar fará o lançamento, em seu estande, do livro “Geoturismo em Curitiba”, de autoria de Antonio Liccardo (geólogo e professor do curso de Geologia da UFPR), do geólogo Gil Piekarz (Mineropar), Eduardo Salamuni (professor do curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná e diretor presidente da Mineropar).
O diretor presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, que também é presidente da Comissão Organizadora do 44º CBG-2008, espera que o evento seja um catalisador de novos intercâmbios de informações e pesquisa na área de Geologia e obtenha o resultado esperado pelos organizadores do congresso.
Congresso - Promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Paraná, o CBG-2008 abordará vários temas, entre eles a geologia do Planeta e as mudanças, as crises geoambientais, as mudanças climáticas, os recursos hídricos, petróleo e a matriz energética nacional, recursos minerais e o desenvolvimento social e as novas fronteiras do conhecimento da Geologia.
As principais conferências serão ministradas por seis renomados profissionais da área de Geologia, cujos temas estão relacionados ao Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT): o diretor executivo do comitê do AIPT-Unesco/ONU, o americano Eduardo de Mulder; o geólogo curitibano João José Bigarella (apresentará uma visão geocientífica acerca das mudanças climáticas); o economista paulista Paulo Roberto Haddad (com a palestra “Recursos minerais no Brasil e o desenvolvimento econômico social”); Guilherme de Oliveira Estrella, diretor de Produção e Exploração da Petrobras, (“Geopolítica do petróleo e a matriz energética nacional”); o geólogo e professor pernambucano José Almir Cirillo (“Implicações das mudanças climáticas nos recursos hídricos superficiais e subterrâneos”) e o professor e geólogo paulista Umberto Cordani (USP), abordando as fronteiras do conhecimento em Geologia.
Além destes assuntos, integram a grade de programação a discussão da economia e a exploração mineral, os desafios e as fronteiras exploratórias do petróleo, o aproveitamento e gestão dos recursos hídricos, os riscos geológicos e desastres naturais, a educação em Geologia e meio ambiente e as mudanças e crises geoambientais na história da Terra, entre outros.
As informações gerais e a programação do 44º CBG-2008 podem ser acessadas no site www.44cbg.com.br