Metas do Projeto de Extensão Industrial Exportadora são discutidas em Brasília

O programa já capacitou mais de 5,3 mil empresas de micro, pequeno e médio portes para a exportação no Brasil
Publicação
10/12/2010 - 15:30
Técnicos do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peix), Núcleo Operacional de Curitiba, estarão em Brasília na próxima semana para discutir metas e prioridades do programa em 2011 e fazer um balanço das atividades de 2010. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o encontro de alinhamento estratégico será realizado de segunda a quarta-feira (13,14 e 15). Participam o presidente da agência, Alessandro Teixeira, e os diretores Maurício Borges e Ricardo Schaefer.
Criado em 2006, o Peiex opera com recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Em Curitiba, uma das atividades do programa é realizar e ofertar gratuitamente cursos para micros e pequenos empresários, que recebem orientações para resolver problemas técnicos, gerenciais e tecnológicos. Os cursos são realizados na sede da secretaria, no bairro Jardim Botânico, geralmente à noite e com carga horária média de três a seis horas.
Muitos desses empresários já chegaram a registrar aumentos de até 50% em seu faturamento depois de adotarem soluções propostas pelos técnicos do Núcleo de Curitiba. Um exemplo é a Enerbrás, fabricante de interruptores e duchas elétricas na Região Metropolitana de Curitiba, que começou implantando um plano de cargos e salários na empresa e depois treinou seus funcionários em comércio exterior. Resultado: o mercado asiático, antes considerado um problema, tornou-se uma solução.
Uma cervejaria de Campo Largo que implantou um planejamento estratégico e de marketing e teve aumentos no seu faturamento em até 25% e uma empresa da área de tecnologia da informação que conseguiu investir em equipamentos e agora planeja exportar seus produtos, são outros exemplos de sucesso do trabalho do Peiex no Paraná.
Desde a sua implantação, em Curitiba, o Peix já atendeu, entre 2009 e 2010, mais de trezentas empresas, em vários municípios paranaenses. Segundo a coordenadora do projeto, Cristiane Ribas, a previsão é encerrar o ano com 418 participantes treinados nas áreas de Administração Estratégica, Recursos Humanos, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Comércio Exterior e Produto e Manufatura.
Ela explica que os cursos ofertados são definidos a partir de demandas levantadas pela equipe técnica do Peiex, que seleciona os segmentos de atuação com base em diagnósticos e também com apoio de entidades de classe e prefeituras municipais, que ajudam a disseminar a filosofia e a programação do projeto. “A satisfação dos empresários é visível. Além disso, a equipe do projeto está motivada para buscar novos parceiros, o que gera resultados cada vez melhores”, sintetiza.
No Brasil, o Peiex já capacitou mais de 5,3 mil empresas de micro, pequeno e médio portes para a exportação.