Mestrado levará a novas teorias aplicáveis à prática

Avaliação é da diretora geral da Secretaria da Adminstração, Regina Gubert, e o de reitor da UEM, na abertura do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, nesta sexta-feira (21), em Curitiba
21/05/2010 - 17:12
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas que o Governo do Paraná está oferecendo a servidores foi construído de modo a fazer com que os alunos revejam teorias, entre em contato com novas, mas tenham instrumentos para identificar como aplicar esse conhecimento na elaboração de projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da população. Foi o que ressaltaram a diretora geral da Secretaria da Administração, Regina Gubert, e o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, na aula inaugural do curso, nesta sexta-feira (21), em Curitiba.
“Esse curso, em nível de mestrado, de Políticas Públicas, é a mostra do legado que a Escola de Governo está deixando para o Estado e, sendo assim, para a coletividade: o da formação de quadros com conhecimentos teóricos e filosóficos acerca da administração pública atualizados, sempre voltados para a prática”, frisou Regina Gubert. A Escola de Governo, vinculada à Secretaria da Administrativa, é que promove o curso, junto com a UEM.
O reitor da UEM destacou ainda a parceria público-pública, entre a universidade e a Escola de Governo, o que tem viabilizado ações conjuntas. “O mestrado profissional é voltado para a prática. E essa é apenas a primeira turma, vamos trabalhar para que outras sejam abertas. Essa parceria entre UEM e Escola de Governo, que existe desde 2004, quando a Escola de Governo foi criada, mostra que o Paraná dá exemplo em se preocupar com a capacitação de seus servidores públicos.”
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas da UEM, Ana Lúcia Rodrigues observou que um mestrado em Políticas Públicas para servidores é importante para fortalecer o Estado em sua missão de reduzir as desigualdades sociais. Tarefa essa, sublinhou a professora, que deve estar nas mãos do poder público, e não terceirizada. “Nem a sociedade civil organizada e muito o mercado: as políticas públicas, para resolver as questões sociais, devem ser do Estado.”
Confira, em arquivo anexado, o discurso da diretora-geral da Secretaria da Administração, Regina Gubert.