O Mercado Municipal de Guaraqueçaba já tem 77% das obras de restauração executadas. O governador Roberto Requião autorizou na sexta-feira (2) o investimento de mais R$ 144,4 mil para a conclusão das obras, prevista para agosto. A edificação de 1954 foi desativada há dois anos por falta de recursos municipais para reforma. O Governo do Paraná, através das Secretarias de Turismo, Obras Públicas e da Ecoparaná, desenvolveu o projeto e viabilizou os recursos financeiros para sua execução. Até o momento já foram investidos R$ 145 mil.
O mercado terá telecentro com internet, lanchonete, posto de informações turísticas e estação náutica, além de espaço para exposição e venda do artesanato local, sob a coordenação do Provopar. De acordo com o diretor de Turismo e Cultura de Guaraqueçaba, Marcelo de Aquino, o espaço contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do município por meio do incremento da atividade turística.
“O Mercado Municipal de Guaraqueçaba tem localização privilegiada, na praça principal da cidade, por onde chegam de barco os turistas e moradores. A importância histórica e paisagística dessa edificação fortalece o potencial para o desenvolvimento do ecoturismo em Guaraqueçaba”, destaca Aquino.
A coordenadora da Cooperativa de Artesãos de Guaraqueçaba, Ida Oelke Alves, afirma que o mercado beneficiará mais de 40 artesãos que vivem na ilha. “A nossa comunidade e os turistas que freqüentam Guaraqueçaba ganharão muito com o novo mercado, que será um pólo difusor da cultura e das tradições da população litorânea”, afirma Ida. Artesão há 20 anos, Onofre da Silva acredita que as obras serão de extrema importância para o incentivo do comércio local. “Este espaço é o cartão de visita da nossa cidade. Com a reforma teremos novas possibilidades de negócios”, diz.