Meio Ambiente atende demandas de resíduos sólidos na região Centro-Sul

O secretário Jorge Augusto Callado também participou de visitas técnicas em obras que irão proporcionar significativos avanços ambientais para toda a população da região
Publicação
28/05/2010 - 10:50
Editoria
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Jorge Augusto Callado Afonso, atendeu nesta quinta-feira (27), em Guarapuava, durante ao Programa de Descentralização do Governo do Paraná, demandas de resíduos sólidos dos municípios da região centro-sul do Estado. O secretário também participou de visitas técnicas em obras que irão proporcionar significativos avanços ambientais para toda a população da região.
"A interiorização demonstra a importância das ações ambientais realizadas pelo Governo do Estado e também o atendimento às demandas apresentadas conforme a realidade de cada região", destaca o secretário.
Na sala de atendimentos da Secretaria passaram vários representantes de municípios da região para buscar informações sobre recursos e também ações ambientais que são realizadas pela Sema e suas instituições vinculadas em todo o Estado.
O secretário de Administração do municipio de Marquinho, Alyssom Augusto Padilha, aproveitou a Escola de Governo para buscar informações sobre a aquisição de um veículo coletor para contribuir para a destinação de sólidos no seu município. "Trata-se de um município pequeno, com orçamento reduzido, e precisamos adquirir o veículo para atender as exigências ambientais", destacou Padilha.
Segundo ele, a interiorização da Escola de Governo é uma oportunidade para os municipios terem maior proximidade e também atendimento às suas demandas, conforme a realidade de cada região. "É muito importante essa proximidade que o governo do Estado está proporcionando", destacou.
Visitas - O secretário do Meio Ambiente realizou visitas técnicas em duas importantes obras da região, que irão proporcionar significativos avanços para a área ambiental dos municipios. Uma delas é a construção do aterro sanitário no bairro Jardim Aeroporto, em Guarapuava. A obra está sendo realizada pelo município e prevê um investimento de R$ 1,2 milhão que irá beneficiar 40 mil famílias. O recurso está sendo financiado pela Caixa Econômica Federal.
Já a estação de tratamento de esgoto da Sanepar, em Guarapuava, é uma obra que está sendo realizada de acordo com as mais recentes exigências ambientais e a mais moderna tecnologia e prevê um investimento de R$ 13 milhões. A conclusão da obra está prevista para outubro deste ano.
"São obras realizadas em parceria como o governo do Estado, que atendem todas as exigências ambientais com tecnologia de ponta e que também proporcionam qualidade de vida para toda a população", disse o secretário.
Oportunidade - Durante o Programa de Descentralização nesta quinta-feira (27) a Secretaria também reuniu-se com representantes de outros orgãos do governo. Na oportunidade, a superintendente da Ecoparana, Michelle Poitevin, aproveitou para definir algumas diretrizes junto com os representantes dos órgãos ambientais para os parques estaduais do Monge, na Lapa, e o Santa Clara, em Candói. A Ecoparana é responsável pela reestruturação e layout das unidades de conservação que estão passando pelo processo de revitalização.
Além do secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado, e o presidente do IAP, José Volnei, participaram dos atendimentos e visitas técnicas o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, João Lech Samek, o presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Theo Mares, o chefe do escritório regional da SEMA e IAP de Guarapuava, Ildefonso Costa, além de técnicos do IAP, SEMA, prefeitura e Sanepar.

GALERIA DE IMAGENS