O grito entoado pelos alunos de handebol masculino A (15 a 17 anos) do Colégio Marista, de Maringá, foi o de pentacampeão. A conquista do 5.º título consecutivo na fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), no sábado (14), se deu de virada, frente à equipe do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, por 34 a 29. As demais categorias do handebol também foram definidas no sábado, no Centro de Capacitação Esportiva (CCE) e no ginásio da Tuiuti Schaffer.
O jogo entre Marista e Dom Bosco teve início atrasado pela disputa dos 1.º e 2.º lugares do handebol feminino A, entre o CE Senador Manoel Guimarães, de Curitiba, e Colégio Alfa Plazza, de Cascavel.
Na partida entre as meninas a surpresa ficou por conta das curitibanas que, apesar de terem duas de suas atletas pré-convocadas para a seleção brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano da categoria cadete em setembro, foram, desde o início, subestimadas pela tradição cascavelense na modalidade.
A disputa acirrada pela dianteira no placar do feminino só deu mais brilho à conquista das meninas de Curitiba, que venceram por 15 a 14.
Partida e comemoração encerradas no feminino foi a vez dos times masculinos entrarem em quadra. A demora no início da final masculina não diminuiu os ânimos da torcida. Ao contrário, a vibração foi ainda mais intensa.
Pouco a pouco o Colégio Dom Bosco tomou a dianteira no marcador, que assinalou 17 a 12 no fim do primeiro tempo. Atrás no placar, os jogadores do Colégio Marista, tradicionalíssimo e, até então, tetracampeão nos Jocop's, voltaram do intervalo com a motivação de ganhar, dentro das quatro linhas, o 1.º lugar.
Desta vez a tradição falou mais alto, e no "jogo de gigantes", a vitória ficou com o time de Maringá, que de virada encerrou o dia de disputas de handebol com 34 gols marcados e 29 sofridos.
A motivação, segundo o goleiro Artur Abner Bandeira Martins, de 16 anos, e o goleador Daniel Catto de Marchi, de 17 anos, veio da ânsia de fazerem uma boa despedida dos Jogos Colegiais. "Este é o último ano que vamos participar dos Jocop's. Queríamos terminar a nossa história aqui com uma medalha de ouro", afirmou Artur, com obstinação.
Classe B - No mesmo horário, mas no ginásio da Tuiuti Schaffer, ocorreram as disputas dos campeões e vice-campeões do handebol feminino e masculino B (12 a 14 anos). A partida entre a campeã de 2006, Escola Honório Fagan, de Floraí, e Colégio Arnaldo Busato, de Verê, foi marcado pela animação das atletas de Floraí, que venceram por 16 a 11 e sagraram-se bicampeãs.
A vibração da equipe da Escola Honório Fagan foi determinante para a conquista da medalha de ouro. Prova esta que veio ao retorno do intervalo de jogo. Enquanto as alunas de Verê voltaram à quadra desanimadas com o desempenho que rendeu a derrota parcial por 6 a 2, suas adversárias retornaram esbravejando força e vontade de vencer. Uma onda de motivação atingiu a delegação de Floraí, que acabou por manter a regularidade na competição e levou para casa a medalha de ouro.
“Fomos campeões em 2004, vice em 2005 e ano passado ganhamos de novo. Agora conseguimos o bicampeonato, que é fruto de muito treino”, afirmou Adilson Ferreira, técnico da equipe vitoriosa. Segundo Adilson, o trabalho que o time realiza durante o ano inteiro é visando a conquista do 1.º lugar nos Jogos Colegiais.
Além destes medalhistas, o Colégio Emílio de Menezes, de Arapongas, venceu o Colégio Londrinense, de Londrina, por 21 a 17 e garantiu o título de campeão do handebol masculino da categoria B.
Resultados
CCE - Centro de Capacitação Esportiva
3º e 4º lugares
Feminino A
CE Marcelino Champagnat (Londrina) 23x22 C Novo Horizonte (Loanda)
Masculino A
CE Nestor V dos Santos (São Miguel) 16x25 C Londrinense (Londrina)
1º e 2º lugares
Feminino A
CE Senador Manoel A. Guimarães (Curitiba) 15x14 C Alfa Plazza (Cascavel)
Masculino A
C Dom Bosco (Curitiba) 29x34 C Marista (Maringá)
Tuiuti Schaffer
3º e 4º lugares
Feminino B
CE Pio XII (Maripá) 12x16 EE Luzia G Vilar (Barbosa Ferraz)
Masculino B
C Marista (Cascavel) 15x18 EE Almirante Barroso (Rondon)
1º e 2º lugares
Feminino B
EE Honório Fagan (Floraí) 16x11 CE Arnaldo Busato (Verê)
Masculino B
C Londrinense (Londrina) 17x21 CE Emílio de Menezes (Arapongas)