Maringá no masculino, e Curitiba no feminino foram os vencedores do vôlei de praia na fase final dos 21º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's), na tarde dessa quarta-feira (19), na Praça dos Pioneiros, em Paranavaí. Esse resultado é da classificação geral, diferente das posições das duplas. Como o regulamento da modalidade permite a inscrição de duas duplas por município, a pontuação é a soma das duas.
Assim, mesmo não ganhando medalha de ouro na competição, Curitiba ficou com título de campeão geral na categoria feminina. Com atletas dois anos mais novas do que a grande maioria das competidoras, as duas duplas curitibanas terminaram em quarto e quinto lugares, e na somatória dos pontos ficaram na frente com 33.
"Não conseguimos um resultado melhor por causa da idade das nossas atletas. Elas são novas e muitas vezes não conseguem controlar as emoções, aí o fator psicológico acaba influenciando na hora de decidir", explica o técnico Josmar Coelho.
O vice-campeão geral feminino foi Londrina, que somou 31 pontos, o mesmo número conquistado por Foz de Iguaçu, que ficou com a terceira posição. No desempate pesou o ouro de uma dupla londrinense.
No masculino o campeonato foi dominado por Maringá ao conquistar duas medalhas, uma de ouro e outra de prata. Somou 55 pontos e levou o troféu de campeão. O vice-campeonato ficou para Ponta Grossa, que fez 39 pontos (bronze e quarto lugar). A terceira colocação geral foi dos donos da casa, Paranavaí, com 30 pontos.
Duplas - O ouro no masculino, na verdade, já estava garantido por Maringá, depois que suas duas duplas venceram nas semifinais, pela manhã. Ponta Grossa também inscreveu duas duplas e decidiu o bronze e o quarto lugar, conquistando por antecedência também a prata na classificação geral.
Entre os maringaenses, quem levou a melhor foi a dupla Gustavo e Jéferson, que venceu por 2 sets a 0 os colegas de treino Felipe e Fábio. "É muito gratificante ver minhas duas duplas na final, pois são duas equipes técnicas e fisicamente preparadas", comemorou o técnico de Maringá, Robson Xavier.
As duplas finalistas tiveram que entrar em quadra sem o acompanhamento do técnico, que preferiu não interferir no resultado. "É melhor ficar longe pra não influenciar os jogadores. Eles já vieram instruídos e sabendo o que poderiam fazer", ressaltou Xavier.
Na briga dos ponta-grossenses pela medalha de bronze, Bruno e Mário venceram com facilidade os companheiros Thiago e Wesley, por 2 a 0. "Fácil não foi. Como treinamos juntos, sabemos como cada um joga. Isso facilitou um pouco", contou Mário.
Já a dupla feminina de Londrina ficou com a medalha de ouro, depois de vencer a equipe da casa, Paranavaí, por 2 sets a 0. "Nós esperávamos ficar entre os quatro primeiros colocados, mas durante a competição vimos que podíamos conquistar o ouro", comemorou a técnica de Londrina, Ivomary Ramos.
O bronze entre as duplas ficou com as atletas de Foz do Iguaçu, ao vencerem a dupla de Curitiba, também por 2 x 0. Participaram das disputas 41 equipes, das quais 23 no masculino e 18 no feminino.