Os líderes até o penúltimo dia, Maringá, pelo sexo masculino, e Cascavel, pelo feminino, confirmaram o título do ciclismo na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), em Francisco Beltrão, com os resultados da prova de estrada em circuito fechado, nessa sexta-feira (30). Maringá já havia garantido o título por antecipação, e mesmo assim conquistou os dois primeiros lugares e ampliou a diferença de pontos para o segundo lugar, de 75 para 104. Somou 145 contra 41 de Cascavel. O Cascavel, feminino, também aumentou a diferença de pontos em relação ao segundo colocado, Maringá, antes de apenas dois pontos (73 a 71) para 14 (95 a 81).
A mudança com os resultados da prova de circuito, na categoria masculino, foi na segunda posição com Cascavel passando à frente de Ponta Grossa, que não somou ponto. E bastou um sexto lugar com Nilceu Aparecido dos Santos para Cascavel trocar de posição no pódio com Ponta Grossa, subindo um degrau. Rogério do Nascimento Macedo e Eduardo de Sales Pereira, de Maringá, foram os dois primeiros, e Cristian Egídio da Rosa, de Ponta Grossa, chegou em terceiro.
Pelo sexo feminino também houve mudança no pódio com os resultados da última prova, com Ponta Grossa tomando a terceira posição de Foz do Iguaçu. Daniela Cristine Lionço, de Cascavel, ganhou no circuito, chegando em seguida Crislaine de Ávila Orlonski, de Ponta Grossa, e Jéssica Consalter Cardoso, de Paranavaí. Foz não somou ponto. Sua única competidora, Lucimara Ramão, ficou na 11.ª posição.
Pelo sexo feminino, ainda, os três primeiros municípios somaram pontos em todas as provas: contra relógio estrada individual, cross country, contra relógio 500m (feminino) e km (masculino), velocidade 200m, maratona e estrada em circuito fechado. Já Foz do Iguaçu, em quarto, não pontuou no circuito e contra o relógio individual.
Pelo sexo masculino, Maringá pontuou com dois e três atletas em todas as provas, razão da grande vantagem sobre o segundo lugar, Cascavel, que passou em branco em três provas: contra o relógio, cross e maratona. Ponta Grossa, em terceiro, além do circuito, não somou ponto nos 200 metros. E Foz do Iguaçu, em quarto, não conseguiu pontuar só na prova de circuito nessa sexta-feira.
Circuito
Masculino
1.º – Rogério do Nascimento Macedo – Maringá
2.º – Eduardo de Sales Pereira – Maringá
3.º – Cristian Egídio da Rosa – Ponta Grossa
Feminino
1.º – Daniela Cristine Lionço – Cascavel
2.º – Crislaine de Ávila Orlonski – Ponta Grossa
3.º – Jéssica Consalter Cardoso – Paranavaí
Pontuação geral
Masculino
1.º –Maringá – 145 pontos
2.º – Cascavel – 41
3.º – Ponta Grossa – 39
Feminino
1.º – Cascavel – 95
2.º – Maringá – 81
3.º – Ponta Grossa – 48