A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, em parceria com o Sebrae, apresenta na próxima segunda-feira (8), a Marca Paraná e as Marcas das Regiões Turísticas (Noroeste, Norte, Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Centro-Sul, Centro, Sudoeste, Oeste e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu), juntamente com a nova linha de material promocional do Estado. O evento acontecerá às 19hs no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e faz parte das ações do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.
As novas marcas constarão em todos os materiais de divulgação do Estado e serão utilizadas para promover os produtos e serviços turísticos do Paraná no Brasil e no exterior. Poderão ser utilizadas, também, para promover outros tipos de produtos e serviços e trazem elementos gráficos que refletem a identidade paranaense. O processo de desenvolvimento e construção das marcas é resultante de uma ação do Plano de Marketing 2007, discutido e proposto pela Câmara de Promoção e Apoio à Comercialização do Conselho Consultivo de Turismo do Paraná. A criação ficou a encargo de uma empresa de design contratada e no processo se envolveram os representantes das dez regiões turísticas paranaenses e do Conselho Consultivo de Turismo do Paraná.
As marcas servem como instrumento estratégico para os destinos turísticos e estão inseridas no contexto das ações de planejamento e marketing do Estado, contribuindo para a construção de sua imagem, identidade e posicionamento junto ao mercado consumidor. A marca Paraná foi apresentada pela primeira vez na 36ª Feira das Américas (Abav 2008), que aconteceu em outubro, no Rio de Janeiro.
Na mesma data, na sede do Sebrae em Curitiba, será realizado o Encontro das Instâncias de Governança Regional do Turismo, que reunirá um público especializado composto por representantes das regiões turísticas, das entidades de classe e técnicos de diversos órgãos públicos envolvidos com o turismo, além de representantes da iniciativa privada. O objetivo do encontro é a reflexão e troca de experiências sobre o processo de institucionalização das instâncias de governança regional do turismo, os principais avanços e desafios para a consolidação e fortalecimento das mesmas e sua importância no processo de desenvolvimento do turismo no Estado do Paraná.
PROGRAMAÇÃO
13H00 CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES
13H30 CERIMÔNIA DE ABERTURA
14H00 “FÓRUM: INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO”Espaço para reflexões e trocas de experiências entre as instâncias de governança regional de turismo do Estado do Paraná sobre o seu processo de institucionalização, abordando os principais avanços e desafios - 10’ minutos para cada Instância fazer sua apresentação (pode ser ppt)Mediador Convidado: Jose Gabriel Pesce Jr.
16H00 INTERVALO - COFFEE-BREAK
16H30 “INSTRUMENTOS DE GESTÃO, PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO: O PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO REGIONAL E A MARCA DO DESTINO”Informações e esclarecimentos técnicos sobre o processo de desenvolvimento, importância, função, uso e implementação das Marcas e dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Turístico Regional.Deise Bezerra (SETU) e Aldo Carvalho (SEBRAE)
17H30 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: “OPORTUNIDADES, LIMITES E POSSIBILIDADES DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DE TURISMO REGIONAL”Conferencista: Beatriz Paulus (Diretora Executiva da AtuaSerra – Associação de Turismo da Serra Nordeste – Região da Uva e do Vinho – Serra Gaúcha/RS)
18H30 ENCERRAMENTO
19H00 COQUETEL NO MUSEU OSCAR NIEMEYER