Mais duas regiões gaúchas discutem integração com Ferroeste e Ferrosul

Audiências públicas da Ferroeste sobre novo ramal serão realizadas, segunda-feira (30), em Passo Fundo e Erechim, no Rio Grande do Sul
27/11/2009 - 16:40
A Ferroeste realiza mais duas audiências públicas para apresentar o projeto do novo ramal até Chapecó, no Oeste catarinense, e discutir a criação da Ferrosul, na próxima segunda-feira (30), nas cidades de Passo Fundo e Erechim, na região Norte do Rio Grande do Sul. O Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (1a fase) prevê a ligação do Paraná, pelas regiões do Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Estado, a Chapecó (SC). As regiões gaúchas de Passo Fundo, na Zona da Produção, e Erechim, na região do Alto Uruguai, estão realizando as audiências porque serão beneficiadas pela nova ferrovia, além de todo o Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Até agora foram feitas duas audiências públicas: a primeira no município de São Jorge do Oeste, no Sudoeste do Paraná, no dia 11 de setembro, e a segunda em Nonoai, no Rio Grande do Sul, no dia 8 de outubro. O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, que fará as apresentações nas duas cidades gaúchas, explicou que “o estudo, nessa fase inicial, foi feito como se durante os próximos 20 anos não houvesse crescimento na produção regional, com grande dose de conservadorismo, para que não haja dúvida sobre a viabilidade do projeto. Ainda assim a ferrovia se revela viável”, ressalta. MANHÃ: PASSO FUNDO Para o vereador Rui Lorenzato (PT), de Passo Fundo, envolvido na organização do evento, “é de extrema importância a participação da comunidade passofundense e da grande região nesta audiência pública”. A primeira reunião, em Passo Fundo, acontece pela manhã no Plenário da Câmara de Vereadores (11 horas). “É o momento de nos mobilizarmos e lutarmos de forma conjunta, representantes políticos, empresários, entidades representativas e trabalhadores do campo e da cidade para garantirmos a integração de Passo Fundo e região neste projeto de expansão da Ferroeste”, conclama Lorenzato. O vice-prefeito e secretário de Planejamento de Passo Fundo, Rene Cecconello (PT), também empenhado na realização do evento, disse que a região quer “avançar o mais rapidamente possível” nas discussões sobre a viabilidade da ferrovia. “A possibilidade de ligar o Rio Grande do Sul com o restante do Brasil, através do projeto da Ferroeste, é muito positiva”, declara o secretário. Para o deputado estadual gaúcho Jerônimo Goergen (PP), coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio (Frenteagro), um dos organizadores da reunião em Passo Fundo, o projeto da Ferroeste representa “um avanço” para seu Estado, tem todo o seu apoio e empenho porque “muda a característica do desenvolvimento regional e a logística do Rio Grande do Sul no aspecto ferroviário”. TARDE: ERECHIM O secretário da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Eloir José Griseli (PT), adiantou nesta quinta-feira (26) que o encontro no município “para debater a ferrovia é muito importante”. Segundo ele, vai abranger 32 municípios da região, reunindo prefeituras, empresários e forças representativas da sociedade. “Um projeto para o transporte de cargas, insumos agrícolas, materiais de construção, beneficiando vários setores com a redução de custos de produtos exportados ou importados, é, seguramente um projeto que vai impulsionar o desenvolvimento da região”, afirma o secretário Eloir Griseli. Todo o transporte na região – informa – é feito por rodovias. “Esse encontro é fundamental”, diz ele, “para alavancar o desenvolvimento e integrar a região com outros Estados e portos”. O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT), primeiro gaúcho a assinar a Carta de Nonoai (“a certidão de nascimento da Ferrosul”, segundo Samuel Gomes) é um dos responsáveis pela organização da audiência pública em Erechim. O evento, que acontece na tarde do mesmo dia (30), às 14 horas, na Câmara Municipal, é “extremamente oportuno”, afirma o parlamentar.