Maringá é destaque no cenário brasileiro como uma das cidades com melhor atendimento em saneamento básico. Além de abastecer 100% da população urbana com água tratada, o município atingiu, esta semana, o índice de 91,06% de coleta de esgoto, sendo 100% tratado. “Enquanto a média brasileira está em 49,4%, a Cidade Canção, até o final de 2010, deverá atingir 96% de atendimento, quase o dobro do índice nacional”, destaca o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.
Desde que assumiu o sistema, em 1980, os níveis de atendimento com água e esgoto de Maringá não param de crescer. Na época, a cidade contava com 90% de atendimento com água e apenas 32% da população urbana tinha o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente a empresa está aplicando R$ 37,4 milhões na implantação de 252,8 mil metros de rede coletora, interceptores, emissários e melhorias em duas Estações de Tratamento de Esgoto.
Segundo o gerente de Projetos e Obras da Sanepar, Reinaldo Antônio Fernandes, estes investimentos vão permitir que mais 10,7 mil imóveis, distribuídos em cerca de 60 bairros, sejam atendidos com o serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico. “Começamos 2009 com 298 mil moradores atendidos com rede de esgoto, ou seja, 89,17% da população. Em seis meses levamos este benefício para mais de 10 mil moradores, ultrapassando o índice de 91%, um dos melhores do Brasil”, enfatiza Fernandes.
A cidade conta hoje com 913 km de rede coletora de esgoto. De janeiro a junho deste ano a Sanepar levou o esgotamento sanitário para vários bairros, entre eles o Parque da Gávea, parte do Novo Alvorada, Jardim Dourados, Tarumã (parte alta), Jardim Aclimação e Zona 8 (região do antigo Aeroporto). Atualmente a empresa está realizando obras para implantação de redes nos jardins Higienópolis, Guaporé, Verônica e Cidade Alta.
Sétima em saneamento – Uma recente avaliação realizada pelo Instituto Trata Brasil apresentou Maringá como a 7.ª cidade com o melhor saneamento do País. Entre as 79 cidades brasileiras com população urbana acima de 300 mil habitantes e que apresentam os melhores índices de atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto, cinco são paranaenses e atendidas pela Sanepar.
Para chegar a esta conclusão, o instituto analisou as informações apresentadas pelos operadores nacionais do setor de saneamento. Os dados utilizados foram os de 2007, últimos disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mantido pelo Ministério das Cidades. Além de Maringá, as cidades paranaenses que estavam no topo do ranking definido pelo Instituto são: Curitiba (11.ª), Londrina (18.ª), Ponta Grossa (22.ª) e Foz do Iguaçu (27.ª posição).
[b/Em anexo quadro da evolução do saneamento em Maringá
Mais de 90% dos imóveis de Maringá têm rede de esgoto
Em 2010 a cidade deve chegar a 96% de atendimento em saneamento básico, ou seja, quase o dobro da média nacional
Publicação
10/07/2009 - 11:42
10/07/2009 - 11:42
Editoria