Entre janeiro e outubro de 2007, mais de 640 mil trabalhadores passaram pelas Agências do Trabalhador de todo o Estado, e concorreram a mais de 240 mil vagas de emprego disponíveis no sistema. O conhecimento do universo de usuários e de serviços do Sistema Público de Emprego do Paraná só foi possível após ocorrer unificação dos cadastros de todas as Agências do Trabalhador do Paraná, por meio do Sistema Integrado de Intermediação de Mão-de-Obra, Simo-Internet.
O Simo é um software idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), e começou a ser implantado no Estado em 2003. Atualmente, ele concentra informações do Sistema Público de Emprego de todo o Paraná, e permite ações simples como a consulta de vagas de qualquer cidade do estado, o cadastro de trabalhadores e a consulta de vagas pela internet, e permite também que o Sistema Público do Paraná ofereça serviços que não eram possíveis sem o sistema, como o envio de mensagens SMS com informações sobre uma vaga de emprego trabalhadores cadastrados.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o sistema atende as necessidades do cotidiano. “Ações que podem parecer simples, como um cadastro por internet, exigem uma estrutura muito bem desenvolvida por trás, ainda mais quando estamos falando de um banco de dados grande como o do Sistema Público de Emprego do Paraná, mas o nosso orgulho é utilizar um sistema paranaense, de baixo custo e de eficiência reconhecida nacionalmente”, garante o secretário.
O Sistema desenvolvido e utilizado pelo Paraná foi apresentado no Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Trabalho, e despertou interesse em diversos estados. Além de facilitar o acesso ao Sistema Público de Emprego, o Simo-Internet agiliza o atendimento do trabalhador porque comporta todas as informações de cadastro de trabalhadores e de vagas de emprego, além do seguro-desemprego. O banco de dados do sistema também é utilizado como suporte para repasse de informações para o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger).
CAPACITAÇÃO – A Secretaria do Trabalho está promovendo capacitação sobre o Sistema Integrado de Intermediação de Mão-de-Obra (Simo-Internet) para novos funcionários de Agências do Trabalhador. Ao todo serão 75 pessoas treinadas em Curitiba, entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro.
Mais de 600 mil trabalhadores passaram pelas Agências do Trabalhador
O conhecimento do universo de usuários e de serviços do Sistema Público de Emprego do Paraná só foi possível após ocorrer unificação dos cadastros de todas as Agências do Trabalhador do Paraná, por meio do Sistema Integrado de Intermediação de Mão-de-Obra, Simo-Internet
Publicação
29/11/2007 - 17:32
29/11/2007 - 17:32
Editoria