Começou nesta sexta-feira (3) a 6ª edição do Paraná em Ação de Curitiba e a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelos estandes do evento, superando 60 mil atendimentos durante os próximos cinco dias. A programação do Paraná em Ação segue até terça-feira (7) em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, das 9 às 17 horas .
São mais de 100 serviços gratuitos oferecidos para a população de Curitiba e Região Metropolitana. entre eles a emissão de carteiras de identidade, CPF, carteiras de trabalho. Os interessados podem ainda solicitar inscrição e contagem de tempo de serviço, serviços judiciários e extrajudiciários, como divórcio consensual, reconhecimento e dissolução instável. O programa oferece ainda serviços de reconhecimento de paternidade e maternidade, inscrição para casamento coletivo e cuidados com a saúde e bem-estar.
Maria Eunice da Rocha, moradora de Colombo, inscreveu-se para o casamento coletivo. “O Paraná em Ação tem estado presente em minha vida. No ano passado vim até aqui para dar entrada nos papéis do meu divórcio e hoje vim aqui para casar novamente”, declarou Maria Eunice.
O artista Rubem Carvalho da Silva procurava informações sobre o micro empreendedor individual. Ele trabalha com apresentações de teatro de bonecos e quer baixar a tributação de seus serviços. “Caso consiga enquadrar minha atividade como o microempreendedor individual, vai melhorar para todo mundo: para mim, que posso melhorar o preço de meus espetáculos pagando menos tributação, e para meus clientes que poderão usufruir da minha arte pagando mais barato”.
O Batalhão da Patrulha Escolar da Polícia Militar do Paraná está prestando informações sobre o PROERD - projeto que leva às escolas, mais especificamente às crianças entre 9 e 10 anos ações preventivas de combate às drogas lícitas e ilícitas. O major Carlos Sussumu Ota, subcomandante do Batalhão da Patrulha Escolar, esteve no Paraná em Ação, representando o comandante do batalhão, tenente-coronel Douglas Sabatini Sabul.
“Esse projeto já existe há 10 anos e, somente no Paraná, há quase 1 milhão de crianças formadas. E é com as crianças dessa faixa etária que devemos fazer ações de prevenção, primeiro porque já entendem o que falamos, e depois porque ainda não tiveram o primeiro contato com as drogas”, afirmou o major.
MUTIRÃO – A Agência do Trabalhador está presente ofertando cerca de 6 mil vagas de emprego. Segundo Rafael Santos, gerente da agência do trabalhador em Curitiba somente para supermercados serão ofertadas mais de mil vagas. Representantes das grandes redes de supermercados estarão no local para entrevistas. Os interessados devem comparecer ao estande da Agencia do Trabalhador com documentos pessoais e carteira de trabalho. “Dependendo da situação, a pessoa sai do Paraná em Ação empregada”, enfatiza Rafael.
Política Pública - O Paraná em Ação está prestes a se tornar política pública de resgate da cidadania no Paraná. A proposta já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) Comissão de Finanças e também pela Câmara de Deputados. Agora segue para redação final e homologação do governador Orlando Pessutti. “O Paraná em Ação é um dos principais projetos do nosso governo, pois apresenta resultados extraordinários fazendo com que milhares de paranaenses possam usufruir seus direitos constitucionais até então desconhecidos por uma população carente e necessitada”, declarou.
O secretário Milton Buabssi explica que essa proposta de projeto de lei prevê a continuidade do Paraná em Ação em todos os próximos governos já que tem o objetivo de executar uma política de resgate da cidadania para uma população marginalizada e esquecida pela sociedade, através de uma série serviços gratuitos. “Em cinco anos e meio de atuação o Programa já realizou mais de 5 milhões de atendimentos para um público aproximado de 2 milhões de paranaenses”, finaliza Buabssi.
Mais de 20 mil pessoas devem passar
pela feira Paraná em Ação de Curitiba
Essa é a expectativa para os cinco dias do evento, que está sendo realizado na Praça Nossa Senhora Salete, no Centro Cívico, até a próxima terça-feira
Publicação
03/09/2010 - 13:30
03/09/2010 - 13:30
Editoria