Mais 62 sargentos da Polícia Militar concluíram, nesta sexta-feira (24), o curso de capacitação para assumir delegacias que não contam com funcionários de carreira da Polícia Civil. Em julho, outros 170 sargentos haviam feito o curso e estão atuando nas novas funções.
Durante toda esta semana, os policiais militares freqüentaram o curso na Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba, e agora retornam aos seus municípios de origem, aptos a gerenciar uma unidade policial civil. As aulas foram ministradas por delegados, peritos criminais, psicólogos e sociólogos. Os alunos ainda receberam informações sobre a atuação dos profissionais do Ministério Público e da Magistratura.
Integração – De acordo com a diretora da Escola Superior de Polícia Civil, Charis Negrão Tonhozi, com o curso os sargentos receberam noções básicas a respeito do gerenciamento administrativo das unidades da Polícia Civil. Ela ressaltou que os sargentos já possuem boa formação na área de segurança pública, inclusive tendo cursado disciplinas que coincidem com o curso de formação de policiais civis.
“Estamos trazendo do discurso retórico para a prática o processo de integração das polícias civil e militar. O sargento não será um delegado. Ele vai ocupar o cargo de agente administrativo. Isso faz parte da política de profissionalizar as ações de segurança pública”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. “Essa é a continuidade da primeira fase. Houve necessidade de que mais sargentos fizessem o curso, a PM fez a seleção e eles estão se preparando para atuar nas delegacias”, relatou o coronel Itamar dos Santos, Chefe do Estado Maior e sub-comandante da Polícia Militar.
Na cerimônia de formatura também esteve presente o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, representado pelo delegado geral adjunto, Edson Pillatti.
Mais 62 sargentos da PM estão aptos a assumir delegacias
Agora são 232 sargentos da Polícia Militar aptos administrar delegacias vinculadas a comarcas, como agente administrativo
Publicação
24/10/2003 - 00:00
24/10/2003 - 00:00
Editoria