Mais 14 moradias serão construídas em Jardim Alegre

As unidades habitacionais serão subsidiadas pela Cohapar
Publicação
13/06/2010 - 18:43
Editoria
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno, anunciou sexta-feira (11), em Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, a construção de 14 moradias para famílias com renda de até um salário mínimo. O investimentos será de quase R$ 300 mil.
As novas unidades habitacionais serão subsidiadas pelo Governo do Estado, através da Cohapar. São casas de 40 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha com pia, banheiro com louça sanitária e chuveiro, uma pequena varanda e lavanderia com tanque.
De acordo com Moreno, as casas seguem os padrões construtivos da Companhia, feitas em alvenaria, com excelente acabamento e material de qualidade. O valor das prestações será em média de R$ 50, com seis anos para serem quitadas. “Omais importante é o significado que a casa tem na vida das pessoas, porque representa mudança na estrutura social das famílias”, destacou o presidente da Cohapar.
Segundo ele, foi com essa visão que o governador Orlando Pessuti se empenhou em alocar os recursos necessários para que fossem retomadas as obras das 3.800 casas no interior do Paraná. “Só na Região Metropolitana de Curitiba, são mais 3.155 moradias que vão dar uma condição de vida mais digna a milhares de pessoas, que vivem em favelas em fundos de vale e áreas de mananciais, em constante risco de enchentes. Com isso, estamos resolvendo um grave problema social e um passivo ambiental”, disse Moreno.
Para o prefeito Padre José Martins de Oliveira, o mais importante para um administrador é conquistar obras que beneficiem a população. “As moradias vão atender muitas famílias carentes do município. Nossa demanda ainda é grande, mas esse já é um começo. Já temos áreas adquiridas para a construção de mais casas”.
Sair do aluguel é o grande desejo de Maria de Fátima Fonseca, 38 anos. Casada com o pedreiro José Luiz de Oliveira, 35 anos, ela vive de aluguel com mais quatro filhos (7, 4, 2 anos e um bebê de um mês). “Meu marido faz tantas casas para os outros e nós nunca pudemos ter a nossa. Agora estou cheia de esperança”. Maria e José estão entre as 14 famílias selecionadas para receber uma das casas que a Cohapar começará a construir em breve, em Jardim Alegre.
“Na Região Metropolitana de Curitiba, estamos com mais 3.500 moradias em andamento, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão mais de 14 mil pessoas que sairão das áreas de risco, para um lugar seguro e seco”, afirmou Moreno.

GALERIA DE IMAGENS