Maior obra de saneamento do centro-oeste do Paraná é inaugurada por Pessuti

Com investimentos de R$ 14 milhões, a Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural a atenderá o crescimento de Guarapuava por 30 anos
25/09/2010 - 15:40

O governador Orlando Pessuti e o presidente da Sanepar, Hudson Calefe, inauguraram neste sábado (25), em Guarapuava, a nova Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural, uma das mais modernas do Sul do País. A estação terá capacidade para atender o crescimento populacional da cidade pelos próximos 30 anos e permitirá elevar para 80% o índice mínimo de coleta de esgoto, que será 100% tratado. A ETE Vassoural já está em funcionamento desde o início do mês.
Para Pessuti, a inauguração reflete o que se quer para o futuro: saúde e qualidade de vida para a população. “É por isso que nosso governo não só instituiu a Tarifa Social, o Luz Fraterna e tantos outros programas e ações sociais. Também estamos fazendo, em todo o Estado, obras como esta estação de tratamento de esgoto”, ressaltou. A estação recém-inaugurada é considerada a maior obra em saneamento realizada no centro-oeste do Estado.
A Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural começou a ser construída em julho do ano passado, com investimentos próprios da Sanepar, do Governo do Estado e do Governo Federal através do BNDES. “Esta obra é mais uma realização muito importante da Sanepar e do Governo do Estado”, disse Calefe. “Nos últimos anos, batalhamos muito por esta obra e por tantas outras. Fomos atrás dos recursos e hoje estamos aqui, emocionados e muito felizes por concretizar essa conquista”, ressaltou.
INVESTIMENTOS – Foram mais de R$ 14 milhões investidos em 4.600 metros quadrados de área construída. A ETE é composta de laboratório, desarenador, caixa de areia, três reatores anaeróbios com capacidade de tratamento de 80 litros de esgoto por segundo cada, filtro biológico, decantador, seis leitos de secagem de lodo, casa de centrífuga e pátio de cura, além do sistema de desidratação e inertização de lodo de esgoto.
De 2003 a 2010, o Governo do Estado investiu somente em Guarapuava mais de R$ 47 milhões em obras de saneamento. Para o governador Pessuti, os investimentos comprovam a preocupação do Governo do Estado com a qualidade de vida da população. Calefe enfatizou que a Sanepar está empenhada para que cada vez mais pessoas tenham acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto. “O que está sendo feito em Guarapuava para ampliar gradativamente o índice de coleta e tratamento de esgoto é mais uma prova desse trabalho”, enfatizou.
Cerca de 400 pessoas estiveram presentes à cerimônia de inauguração. Entre elas os diretores da Sanepar Evandro Marcos Dalmolin (Administrativo), Eduardo Guidi (Investimentos), Heitor Walace (Financeiro), Wilson Barion (Operações), além do gerente regional da Sanepar em Guarapuava, Álvaro Jose Argemiro da Silva, o gerente da Unidade de Serviços de Projetos e Obras Sudeste (USPO-SD) da Sanepar, Marco Antonio Cenovicz. Também participaram o diretor presidente da empreiteira responsável pela obra, Antonio Carlos Moniz Aragão, engenheiros da Sanepar responsáveis pela obra e demais funcionários da empresa, o reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, acompanhado de professores da universidade, alunos do curso Técnico de Meio Ambiente, do Colégio Carneiro Martins, prefeitos e vereadores de municípios da região, chefes regionais de órgãos estaduais e diversas pessoas da comunidade.