Madrigal Ars Iubilorum e Madrigal da UFPR juntos no Concerto da Paixão

Repertório é composto por duas grandes obras barrocas: “Gloria”, de Vivaldi, e Membra Jesu Nostri, de Dietrich Buxtehude
29/03/2010 - 15:10
Nesta quarta-feira (31) às 20h dois grupos musicais, Madrigal Ars Iubilorum e Madrigal da UFPR, estarão reunidos na Comunidade do Redentor, em Curitiba para apresentar o “Concerto da Paixão”. O repertório é composto por duas grandes obras barrocas: “Gloria”, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), que será interpretado pelo Madrigal Ars Iubilorum, e Membra Jesu Nostri, de Dietrich Buxtehude, com o Madrigal da UFPR. A entrada é franca.
Márcio Steuernagel, maestro do Madrigal Ars Iubilorum, explica que este é o segundo concerto promovido pela Comunidade do Redentor em parceria com a UFPR. Em 2009, a Comunidade recebeu em seu templo a Orquestra Filarmônica do Paraná, regida por Márcio Steuernagel, no Concerto da Reforma, em homenagem aos 180 anos de Imigração Alemã no Paraná. “Este concerto de música barroca está voltado para o caráter meditativo da Semana Santa, aliando música e espiritualidade, Paixão e júbilo”, diz.
O madrigal Ars Iubilorum foi criado em 2009, na Comunidade do Redentor, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Voltado para a interpretação de música vocal sacra de todas as épocas, o Ars Iubilorum já apresentou obras renascentistas e barrocas e tem a perspectiva de executar em 2010 também obras do século XX e XXI. O grupo é formado por oito cantores da Comunidade do Redentor, e dirigido por Marcell Steuernagel (ministro de Louvor e Artes da Comunidade do Redentor), Lucas Frühauf (mestrando em Música na Universidade Federal do Paraná) e Márcio Steuernagel (regente da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná).
O Madrigal da UFPR também foi criado em 2009 com membros do Coro da Universidade Federal do Paraná, dirigido pelo maestro Alvaro Nadolny.
Concerto da Paixão
Local: Comunidade do Redentor (rua Trajano Reis 199).
Data: 31 de março de 2010
Horário: 20h.