Mais de 200 pessoas, entre fotógrafos, jornalistas e historiadores, estiveram presentes à abertura da exposição Paraná de Madeira na noite desta quarta-feira (10), no Museu Oscar Niemeyer. As 47 fotografias ampliadas (40x60) mostram parte da tradição das construções de madeira erguidas por imigrantes europeus entre os Séculos 19 e 20, no Estado. Assinadas pelo fotógrafo Nego Miranda, as fotos retratam em sua maior parte as históricas residências dos imigrantes, mas apresentam também a beleza construtiva de igrejas e até de moinhos, olarias e paióis de madeira.
“Como paranaense que sou, tenho saudades do pinheiro”, justificou Nego Miranda, ao explicar o porquê da exposição. Sem se dar tempo para um descanso adianta que já está finalizando outra mostra e que deverá expor nos próximos meses. Desta vez o tema será sobre as antigas igrejas de madeira.
As imagens do Paraná de Madeira estão na Torre da Fotografia, localizada no Olho, cujo espaço é reservado exclusivamente à exposição de fotografias e poderão ser vistas pelo público a partir desta quinta-feira (11) até novembro. O projeto foi realizado com recursos da Petrobras, pela Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição é o resultado da edição do livro de mesmo nome –Paraná de Madeira- que foi lançado na abertura da mostra. O livro de 207 páginas apresenta 240 imagens realizadas pelo fotógrafo. Miranda optou pela realização das fotos em preto e branco, mas ao final de cada capítulo –para dar uma pincelada de cor e mostrar detalhes arquitetônicos - é apresentado um mosaico de fotos coloridas.
As fotos são acompanhadas de textos assinados pela arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, que relatam a integração dessa tradição arquitetônica à trajetória desses imigrantes. Maria Cristina é formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é professora de História da Arquitetura da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo.
O livro foi lançado, primeiramente, na última Feira Literária Internacional de Parati (Flip). Os autores pretendem fazer o lançamento também em cidades do interior do Estado, onde parte das fotos foram realizadas. O livro será vendido na Loja do Museu.
Serviço:
Paraná de Madeira
Aberta ao público: 11 de agosto a novembro
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico - CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados (Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, pré-agendados, não pagam)
MON abre mostra sobre antigas construções de madeira no Paraná
O fotógrafo Nego Miranda selecionou 47 fotos com as tradicionais construções do Paraná para expor no Museu Oscar Niemeyer e anuncia a próxima: as igrejas de madeira
Publicação
11/08/2005 - 17:42
11/08/2005 - 17:42
Editoria