O número de famílias beneficiadas pelo Programa Luz Fraterna, do Governo do Paraná, aumenta a cada ano. Em 2004, primeiro ano do programa, 227 mil residências tiveram as contas de eletricidade quitadas pelo Estado. Em 2005, 237 mil famílias foram atendidas. No ano seguinte, os 262 mil domicílios beneficiados significaram um aumento de 10% na abrangência do Luz Fraterna. Em 2007, o programa beneficiou 265.787 famílias, número 17% superior ao de 2004.
O programa deve continuar a crescer em 2008, acredita o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. “O Luz Fraterna é um dos mais significativos programas sociais do governo, pois garante que as famílias mais pobres podem ter energia elétrica em casa mesmo nos meses em que há menos dinheiro”, afirma.
O Governo do Paraná investe aproximadamente R$ 2,5 milhões por mês no Luz Fraterna —dinheiro destinado à quitação das contas das famílias atendidas pelo programa. Criado pelo governador Roberto Requião em 2003, o Luz Fraterna é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Copel e outras concessionárias de energia.
Podem participar do programa as famílias beneficiadas pela Bolsa Família e que façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais. O programa também ajuda a disseminar o uso consciente da energia elétrica, pois os beneficiados devem ter consumo máximo de 100kWh por mês.