O governador Roberto Requião e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam da Rodada de Integração Produtiva dos Governadores e Prefeitos, do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul: Eixo Sul. Os governos estaduais e nacionais e prefeitos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios vão propor iniciativas de desenvolvimento integrado nas áreas de agricultura e turismo no Mercosul.
O evento acontece em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico de Itaipu, começa nesta quinta-feira (6) e segue até a sexta-feira (7), quanto Requião e Lula participam, às 9h. Mais de 300 autoridades, entre elas cinco governadores do Brasil, cinco da Argentina, três do Paraguai e dois do Uruguai, farão parte da rodada. “Esse será o maior encontro do Mercosul já feito no Sul do País. Politicamente, teremos grande número de dirigentes com efetivo poder de decisão, o que é fundamental para conseguir resultados”, explica o secretário do Codesul/PR, Santiago Martin Galo.
Entre as principais propostas em discussão com governadores, ministros e representantes do bloco estão o Calendário de Encontros de Comércio Exterior (Encomex) no Mercosul; o Selo do Mercosul de Turismo para a regulação e controle de qualidade dos estabelecimentos turísticos; a integração das principais rotas turísticas do Mercosul; e a rede de pesquisa e tecnologia agropecuária entre institutos nacionais e regionais. “Os principais temas serão a integração dos roteiros turísticos e unificação das normas de sanidade animal e vegetal”, disse Santiago. Ainda estarão presentes o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Nesta quinta-feira (6), o secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, será moderador no debate sobre integração produtiva agrícola. Serão discutidas medidas para reforçar políticas para o comércio exterior, vigilância sanitária e criação de uma rede integrada de centros tecnológicos dos governos nacionais, estaduais e municipais. A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto, participa do debate sobre integração turística, em que serão feitas avaliações de possibilidades para novas parcerias, além de discussão sobre logística, conectividade, infra-estrutura e capacitação para pequeno e médio empreendedor.
COMÉRCIO – Na sexta-feira (7), Requião e o presidente Lula participam do Debate dos Governadores e Prefeitos. No evento, serão apresentadas iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul. Ao final, serão assinados os acordos de cooperação e recomendações ao Mercosul, cujas propostas serão levadas à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador.
A rodada também visa estimular oportunidades de cooperação entre governadores e prefeitos do Mercosul, possibilitando intercâmbios e conhecimento de iniciativas nacionais e regionais de incentivo à integração de cadeias produtivas. O evento tem apoio da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
FUNDO – Além do turismo e sanidade, o Focem (Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul), que dispõe de cerca de US$ 100 milhões anuais para investimentos, será tema do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul. “O Brasil é o único país que não recebe nenhum recurso do fundo, nós vamos propor a criação de institutos de pesquisa na fronteira com esse dinheiro, para transferência de tecnologia”, detalha Santiago.
A rodada é uma das propostas aprovadas pelos governadores durante reunião do Foro Consultivo em junho, em Buenos Aires, na Argentina. No 2.º semestre, o Brasil assumiu a Presidência Pro Tempore do Mercosul e, portanto, deve discutir os temas de interesse do bloco. A Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República é a coordenadora brasileira do Foro. “Esse é o espaço adequado para que Estados e municípios manifestem seus interesses. Ao final do encontro, os governadores e prefeitos assinam um acordo de cooperação e recomendações ao Mercosul, que será usado na cúpula de 17 de dezembro, em Salvador”, diz Santiago.
Lula e Requião participam de reunião do Mercosul em Foz
Foro vai propor iniciativas de desenvolvimento integrado na agricultura e no turismo
Publicação
05/11/2008 - 14:41
05/11/2008 - 14:41
Editoria