Livro registra ações do governo na profissionalização dos quadros

A publicação, que terá tiragem de 1 mil exemplares, começa a ser distribuída na próxima semana aos centros de formação de pessoal e bibliotecas dos órgãos estaduais
Publicação
22/12/2010 - 14:20
Editoria
Um resumo dos seis anos de atuação da instituição Escola de Governo do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), está registrado no livro “Escola de Governo do Paraná: trajetória e práticas inovadoras”. A publicação, que terá tiragem de 1 mil exemplares, começa a ser distribuída na próxima semana aos centros de formação de pessoal e bibliotecas dos órgãos estaduais e também será colocada na internet.
O livro foi totalmente elaborado pela equipe que forma a Gerência Executiva da Escola de Governo e está sendo impresso pelo Departamento de Imprensa Oficial do Estado. “É a história contada pelas pessoas que vivenciaram cada momento, seja de dificuldade ou de êxito”, assinalam as organizadoras da publicação, a economista e administradora Maria Gorete Brotti e a psicóloga Regina Márcia Brolesi de Souza, que coordenam programas da Escola de Governo.
Elas explicam que o livro está dividido em duas partes. A primeira, aborda a trajetória da Escola de Governo do Paraná – desde sua criação, em outubro de 2004, à consolidação de seus programas, atualmente. “Estão nessa primeira parte os projetos já realizados e os em andamento”, ressaltam Maria Gorete e Regina Márcia. A segunda parte, acrescentam, traz uma coletânea de artigos que tratam das práticas e propostas adotadas e compartilhadas.
REPOSITÓRIO - Na internet, o livro poderá ser lido, baixado e impresso a partir do repositório “Saberes em Gestão Pública” (www.saberes.seap.pr.gov.br). Repositório é um portal na internet caracterizado por ser especializado em determinado tema. Outra característica de um repositório é que todo o material publicado é de livre acesso e reprodução. O “Saberes em Gestão Pública” é mantido pela Gerência Executiva da Escola de Governo.
“O livro, além de deixar registrada a história deste feito [a criação, expansão e consolidação de uma rede de capacitação de servidores públicos] e os caminhos trilhados até aqui, tem grande relevância sob o ponto de vista social e científico, pois pode servir como fonte de pesquisa para outras instituições públicas e para profissionais interessados em estudar administração pública”, salientam as organizadoras.

GALERIA DE IMAGENS