Ligações do Teleconsulta Trabalhista cresceram 20% em março

Programa que tira dúvidas sobre direitos do trabalhador gratuitamente recebe também ligações de outros Estados
Publicação
10/04/2006 - 18:10
Editoria
O programa estadual Teleconsulta Trabalhista registrou em março um aumento de 20% no número de ligações em relação ao mesmo período do ano passado. Foram atendidas 693 pessoas com dúvidas sobre direitos trabalhistas, a maioria delas (523) de Curitiba e Região Metropolitana. A participação do interior do Estado também cresceu, quase 146 trabalhadores de fora da capital solicitaram o serviço. As dúvidas mais freqüentes no mês passado foram sobre rescisão de contrato, remuneração e registro ou alteração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, com 205, 162 e 125 ligações, respectivamente. Em 2005, quando o programa atendeu 1815 solicitações a mais que em 2004, 64% dos atendimentos também eram sobre esses temas. O Teleconsulta, criado em 1993, passou a ser administrado pela Coordenadoria de Seguro-Desemprego da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social em 2002. Dois anos depois, o programa foi ampliado e passou a atender também por e-mail e pessoalmente. Foi ainda nesse ano que a iniciativa foi aberta para outros Estados, já que o Paraná é o único com esse tipo de serviço. Uma média de nove ligações de outros Estados brasileiros são atendidas pelo Teleconsulta todos os meses. Serviço: O Teleconsulta Trabalhista atende das oito às 18h30, pelo 0800 410141, através do email teleconsulta@setp.pr.gov.br ou pessoalmente, na Agência do Trabalhador de Curitiba, Rua Pedro Ivo, 744.