Lideranças do Sudoeste do Paraná apóiam Ferrosul

Palestra ministrada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ajudou a reforçar a luta pela implantação da ferrovia
12/05/2010 - 17:40

Líderes do comércio e da indústria, representantes de prefeituras, professores e acadêmicos lotaram na noite de terça-feira (11) o anfiteatro da Unisep, localizado no campus de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, para assistir à palestra ministrada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, sobre a Ferrosul, empresa que está sendo criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos, sob controle público, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“A região Sudoeste do Paraná é, de certo modo, madrinha da Ferrosul”, afirma o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. “A mobilização social e política que, em 2006, gerou a Carta do Sudoeste, na qual se reivindicava um ramal da Ferroeste, deu início à integração da região Oeste de Santa Catarina com o nosso projeto. Isso porque percebemos, à época, que para a viabilidade da ferrovia no Sudoeste do Paraná era necessário estendê-la ao Oeste de Santa Catarina”.
“A grandiosa reunião realizada em Chapecó, em 29 de fevereiro de 2008”, prossegue Samuel Gomes, “consagrou a aliança entre os dois Estados. Depois da união com Santa Catarina, vieram os gaúchos, através da memorável reunião de Nonoai. Assim, podemos dizer que a Ferrosul tem na sua origem a Carta do Sudoeste”. Gomes ressalta ainda: “O ex-governador Requião, o governador Pessuti e a Ferroeste somos gratos ao Sudoeste do Paraná por nos mostrar o caminho da luta e da união em torno da integração ferroviária com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que resultou na decisão do Codesul de criar a Ferrosul”.
DOIS VIZINHOS - “Cerca de 700 pessoas assistiram a apresentação”, informou a professora Sandra Lewisnki, coordenadora do curso de Administração. “O assunto é de muito interesse da população que pode discutir as tendências de crescimento na região e o papel da ferrovia para a redução dos custos de transporte”, o que beneficia produtores e consumidores de toda a região. A coordenadora do curso também lembrou que Samuel Gomes colocou o transporte de passageiros entre os objetivos da Ferrosul.
Sandra Lewinski disse ainda que do ponto de vista acadêmico a palestra serviu especialmente para esclarecer temas relacionados à questão logística, de grande interesse para vários cursos da Faed/Unisep – União de Ensino do Sudoeste do Paraná, grupo educacional que atua nos municípios de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. A palestra do presidente da Ferroeste fez parte da Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Tecnologia em Marketing e contou com a adesão dos alunos e professores de Direito, Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental.
Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Adam Haas, “a palestra foi gratificante porque esclareceu a sociedade duovizinhence sobre o projeto, abordando o tema de um modo interdisciplinar”. O coordenador de Direito disse que “a população regional espera que as forças políticas consigam tornar aquilo que está no papel uma realidade”.
O presidente do Centro Acadêmico de Direito, Daniel Luiz Barbosa, considerou o debate com o presidente da Ferroeste “muito esclarecedor” porque além de mostrar “o avanço dos projetos ferroviários na região Sul”, liderados pela Ferroeste/Ferrosul, também indicou as vantagens do trem para “o desenvolvimento e a economia da região”.
REDE - Samuel Gomes ressalta ainda que a Ferroeste/Ferrosul quer colaborar para a criação de uma rede de conhecimento em todos os Estados do Codesul (PR, SC, RS e MS) envolvendo as universidades federais, estaduais e instituições privadas para que realizem estudos sobre desenvolvimento social e logística no sentido de contribuir com novas idéias e processos no desenvolvimento do setor. Gomes espera que as instituições de ensino “exerçam a crítica às ações da empresa: queremos ser uma empresa aberta ao conhecimento acadêmico e trazer esse conhecimento para dentro da empresa”.
Para o empresário de comunicação de Dois Vizinhos, Valdir Luiz Pagnoncelli, defensor da Ferrosul, “o projeto é tão grandioso, tão envolvente e necessário que se tornou uma corrida de bastão, um larga e outro pega, para recuperar o tempo que perdemos na história do sistema do transporte brasileiro”. Segundo Pagnoncelli, proprietário da rádio Educadora, o governador Orlando Pessuti “tem essa visão de futuro” e já fez demonstrações nesse sentido de apoio à Ferroeste/Ferrosul.
Durante sua presença em Dois Vizinhos, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, foi entrevistado no programa “Sete e Meia” da Rádio Educadora. A entrevista está disponível no site da emissora, no endereço www.educadoradv.com.br, acessando o link “Sete e Meia”. O presidente Samuel Gomes lembra que a imprensa do Sudoeste se integrou no processo de mobilização em torno da idéia de expansão da ferrovia, “dando uma contribuição fundamental para o seu êxito”.
Os projetos da Ferroeste/Ferrosul, explica Samuel Gomes, abrangem várias frentes. Uma delas é a construção de um ramal que fará a ligação de Panorama (SP), Campo Mourão, Maringá e Sudoeste do Paraná até Chapecó (SC), prosseguindo até o Porto de Rio Grande (RS), obra inserida no PAC 2, além da conexão de Chapecó, através da ferrovia Leste-Oeste, ao Porto de Itajaí (SC).
Os projetos da empresa também contemplam a extensão de um ramal ferroviário moderno unindo Guarapuava ao Porto de Paranaguá; a ligação de Cascavel com Foz do Iguaçu/Paraguai; e também a conexão entre Maracaju-Dourados (MS)-Guaíra-Cascavel (PR), obra também incluída no PAC 2 do governo federal.