O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), convidou os deputados da base aliada e da oposição para conhecerem no próximo sábado (10) no Porto de Paranaguá o navio gigante Rio de la Plata. “O navio gigante atraca neste final de semana no Porto de Paranaguá. Enquanto uma embarcação comum carrega em média três mil contêineres de 20 pés, o novo navio do armador Hambürg Sud pode levar até 5,9 mil contêineres. Ele é ainda o maior do mundo no carregamento de contêineres refrigerados, com capacidade para 1.365 unidades e 300 metros”, disse Romanelli.
O deputado do PMDB disse que enquanto os deputados de oposição só encontram más notícias, falam de pombos em Paranaguá e fazem a apologia ao caos, o cais do porto recebe o maior navio do mundo em transportes de contêineres. “A vinda desse navio é tão importante que a autorização foi dada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro para operar em Paranaguá por um ano”, disse Romanelli.
INTERESSES - O líder do Governo disse ainda que há muitos interesses comerciais que envolvem as celeumas levantadas pela oposição. “A atual administração do porto contraria interesse de muita gente poderosa. Estes interesses contrariados, naturalmente, procuram poder expressar seu sentimento de insatisfação com o porto”.
Romanelli apresentou ainda dados do superintendente Eduardo Requião que aponta que o porto já é o segundo no Brasil em movimentação de veículos, atrás apenas do Porto de Santos. Em 2007, foram 165 mil carros importados e exportados. “O porto é o maior importador de fertilizante do Brasil. No ano passado foram 7,4 milhões de toneladas importadas pelo Paraná”, disse.
Em menos de dois anos, conforme o relatório de Eduardo Requião, a arrecadação tributária efetuada pela Receita Federal em Paranaguá teve um crescimento de 240%.
CRESCIMENTO - O porto teve ainda o maior crescimento de contêineres do Brasil. Enquanto a média nacional foi de 7,7%, Paranaguá registrou alta de 21,5%. Já a receita cambial das exportações dos dois terminais já supera o mesmo período de 2007, com US$ 2,8 bilhões até o mês de março. Há ainda crescimento em praticamente todas as cargas se comparado ao mesmo período do ano passado. Cresce a exportação de soja, açúcar, contêineres, congelados, madeira e papel. E se importa mais sal, trigo, cevada e veículos.
Romanelli aponta outros dois pontos no relato de Eduardo Requião. Os trabalhadores portuários avulsos receberam R$ 113 milhões em 2007 - o que resulta, em média, ganhos mensais de R$ 4.500,00 para cada trabalhador. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá calcula que R$ 1,5 milhão voltou a circular no comércio com a recuperação de créditos no ano passado.
CALADO - O líder do Governo esclareceu ainda outra preocupação da oposição sobre o atual calado do Canal da Galheta, com 11,30 metros. “O calado de Paranaguá é superior ao dos portos de Santos (11 metros), Itajaí (10 metros), São Francisco (11 metros) e Vitória (10,5 metros)”.
“O Porto de Paranaguá tem em caixa hoje R$ 357 milhões e, no próximo dia 20, fará o primeiro embarque de álcool pelo terminal público. Conforme diz o superintendente Eduardo Requião, os números demonstram a pujança dos portos do Paraná que crescem, batem novos recordes e demonstram que é possível manter portos públicos, eficientes e auto-sustentáveis”, completa Romanelli.
Líder do Governo convida deputados para conhecer navio gigante
“O maior navio do mundo no carregamento de contêineres refrigerados atraca neste final de semana no Porto de Paranaguá”, informa o deputado Luiz Claudio Romanelli
Publicação
07/05/2008 - 18:20
07/05/2008 - 18:20
Editoria