A Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) espera encerrar neste mês a concorrência pública para a contratação de oficinas mecânicas que ficarão encarregadas de fazer a manutenção de toda a frota veículos do governo do Paraná. A medida vai substituir as contratações emergenciais feitas hoje separadamente pelas secretarias e autarquias, e deve resultar em uma economia de até 30% para os cofres públicos.
Nesta semana, 34 empresas entregaram suas propostas à comissão de licitação, que é formada por representantes de diversos órgãos estaduais. A comissão já começou a analisar a habilitação das candidatas e, até a próxima quarta-feira, deverão ser conhecidos os nomes das pré-qualificadas que terão suas propostas avaliadas.
“Se não surgir nenhum imprevisto, como alguém entrar com recurso, esperamos concluir o processo até o fim de maio”, observa o diretor do Departamento de Administração Material (Deam) da Seap, Roberto Dalledone.
Pólos - Entre as habilitadas, 29 empresas serão contratadas para a manutenção de 10.148 veículos próprios do governo. A comissão responsável pelo processo dividiu o estado em 20 pólos – um em Curitiba e o restante no interior. Cada pólo será atendido por uma empresa, com exceção da capital.
Ocorre que em Curitiba a frota estatal é composta de 2.646 carros, de dez marcas diferentes, e será escolhida uma oficina para cada marca de veículo, conforme explica Dalledone. No interior - acrescenta o diretor -, a empresa selecionada deverá credenciar outras da mesma região, para que estejam aptas a oferecer serviço em caso de aumento da demanda. Assim, ao todo, 101 empresas estarão, direta ou indiretamente, atendendo ao governo estadual.
Requisitos - Além de seguir as exigências previstas em lei, as empresas interessadas precisaram incluir, em suas propostas, o cumprimento de alguns requisitos, como aqueles que se referem à infra-estrutura do estabelecimento. A oficina terá que dispor de elevadores para veículos e cabines estufas para pintura, entre outros itens, em quantidade proporcional ao número de carros do governo que estiver sob sua responsabilidade.
Entre as pré-selecionadas, serão ganhadoras as empresas que oferecerem os maiores percentuais de descontos no fornecimento de peças e aquelas que cobrarem menor valor pela mão-de-obra. O custo máximo dos serviços a ser pago pelo Estado, previsto no edital de licitação, é de R$ 27.696.000 mensais, montante que, com a concorrência pública, poderá ser reduzido em até 30%, estima Dalledone.
Rede - Outro ponto destacado pelo diretor do Deam é a criação de uma rede informatizada de dados relacionados à manutenção da frota. As oficinas que forem contratadas estarão conectadas nessa rede. Com isso, a Seap terá o histórico de todos os veículos do governo.
O edital de licitação para a manutenção de veículos do Estado foi lançado no começo do ano. O processo é considerado inovador. Ele foi elaborado a partir de discussões com entidades que representam o segmento de oficinas mecânicas, como o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa) e o Sebrae. Outro fato peculiar: a comissão de licitação tem um integrante da Ouvidoria Pública, que contribuiu com o grupo evitando possíveis falhas, como as ocorridas em contratos firmados na gestão anterior.
Licitação para manutenção da frota oficial na reta final
Governo do Paraná espera reduzir custos na contratação de oficinas mecânicas em até 30%
Publicação
07/05/2004 - 00:00
07/05/2004 - 00:00
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