Licitação para manutenção da frota oficial na reta final

Governo do Paraná espera reduzir custos na contratação de oficinas mecânicas em até 30%
Publicação
07/05/2004 - 00:00
Editoria
A Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) espera encerrar neste mês a concorrência pública para a contratação de oficinas mecânicas que ficarão encarregadas de fazer a manutenção de toda a frota veículos do governo do Paraná. A medida vai substituir as contratações emergenciais feitas hoje separadamente pelas secretarias e autarquias, e deve resultar em uma economia de até 30% para os cofres públicos. Nesta semana, 34 empresas entregaram suas propostas à comissão de licitação, que é formada por representantes de diversos órgãos estaduais. A comissão já começou a analisar a habilitação das candidatas e, até a próxima quarta-feira, deverão ser conhecidos os nomes das pré-qualificadas que terão suas propostas avaliadas. “Se não surgir nenhum imprevisto, como alguém entrar com recurso, esperamos concluir o processo até o fim de maio”, observa o diretor do Departamento de Administração Material (Deam) da Seap, Roberto Dalledone. Pólos - Entre as habilitadas, 29 empresas serão contratadas para a manutenção de 10.148 veículos próprios do governo. A comissão responsável pelo processo dividiu o estado em 20 pólos – um em Curitiba e o restante no interior. Cada pólo será atendido por uma empresa, com exceção da capital. Ocorre que em Curitiba a frota estatal é composta de 2.646 carros, de dez marcas diferentes, e será escolhida uma oficina para cada marca de veículo, conforme explica Dalledone. No interior - acrescenta o diretor -, a empresa selecionada deverá credenciar outras da mesma região, para que estejam aptas a oferecer serviço em caso de aumento da demanda. Assim, ao todo, 101 empresas estarão, direta ou indiretamente, atendendo ao governo estadual. Requisitos - Além de seguir as exigências previstas em lei, as empresas interessadas precisaram incluir, em suas propostas, o cumprimento de alguns requisitos, como aqueles que se referem à infra-estrutura do estabelecimento. A oficina terá que dispor de elevadores para veículos e cabines estufas para pintura, entre outros itens, em quantidade proporcional ao número de carros do governo que estiver sob sua responsabilidade. Entre as pré-selecionadas, serão ganhadoras as empresas que oferecerem os maiores percentuais de descontos no fornecimento de peças e aquelas que cobrarem menor valor pela mão-de-obra. O custo máximo dos serviços a ser pago pelo Estado, previsto no edital de licitação, é de R$ 27.696.000 mensais, montante que, com a concorrência pública, poderá ser reduzido em até 30%, estima Dalledone. Rede - Outro ponto destacado pelo diretor do Deam é a criação de uma rede informatizada de dados relacionados à manutenção da frota. As oficinas que forem contratadas estarão conectadas nessa rede. Com isso, a Seap terá o histórico de todos os veículos do governo. O edital de licitação para a manutenção de veículos do Estado foi lançado no começo do ano. O processo é considerado inovador. Ele foi elaborado a partir de discussões com entidades que representam o segmento de oficinas mecânicas, como o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa) e o Sebrae. Outro fato peculiar: a comissão de licitação tem um integrante da Ouvidoria Pública, que contribuiu com o grupo evitando possíveis falhas, como as ocorridas em contratos firmados na gestão anterior.