Lei garante continuidade da Feira Paraná em Ação

Programa que fez 5 milhões de atendimentos para mais de 2 milhões de paranaenses passa a ser “política pública do estado”
Publicação
13/10/2010 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi publicada na edição número 8314, página 10/11 do Diário Oficial do Paraná do dia 29 de setembro de 2010 a lei no 16.583/2010, que institui no âmbito do estado do Paraná o Projeto Paraná em Ação, a ser desenvolvido pelo Poder Executivo, com despesas suportadas por dotações orçamentárias do próprio estado.
O Governador Orlando Pessuti disse que esse é um dos grandes legados que ele deixa para os próximos governantes. Ele afirma que a publicação dessa lei é uma grande vitória, pois o Paraná em Ação deixa de ser programa de governo para se tornar programa de estado, atendendo principalmente, a população menos favorecida. “Quem conhece esse programa fica maravilhado com a satisfação do público atendido. São milhares de pessoas carentes e marginalizadas que sequer existiam perante a sociedade e que num único dia passam a ser considerados cidadãos de fato e de direito”, disse pessuti.
Relações com a Comunidade – O secretário Milton Buabssi, responsável pela criação, desenvolvimento e execução do Paraná em Ação, comemora junto com o Governador e com sua equipe de trabalho essa conquista. “Foram cinco anos de trabalho incansável na busca de parcerias para atender em todos os aspectos a população do Paraná. Deixamos o Governo com a nítida sensação do dever cumprido”, observa Buabssi.
Ele explica que O Paraná em Ação se tornou o principal projeto de sua secretaria pela dimensão e volume de atendimentos alcançados. “Mas trabalhamos também em outras questões pontuais e direcionadas a públicos específicos que foram atendidos diretamente pela nossa equipe ou então através da nossa intervenção junto a outros órgãos do governo”, afirma o secretário.
Respeito ao Cidadão – Essa é a frase, que segundo o coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, define as ações do programa. O Paraná em Ação é uma política de resgate da cidadania para uma população marginalizada e esquecida pela sociedade, por meio de uma série de serviços gratuitos.
Em cinco anos e meio de atuação, Paraná em Ação já ultrapassou a casa dos 5 milhões de atendimentos para um público aproximado de 2 milhões de paranaenses residentes nos mais diversos municípios desse estado. O Paraná em Ação beneficiou a população de mais de 98% dos municípios paranaenses, uma vez que cada evento beneficia toda a população do município sede e ainda dos municípios vizinhos que organizam caravanas até o local do evento “Esses números comprovam a seriedade de uma secretaria que ousou servir aos mais carentes de maneira séria e organizada, fazendo com que todos os paranaenses possam usufruir sua cidadania de forma plena”, completou Marcírio Machado Sobrinho coordenador Geral do Programa.
Atendimento a todas as necessidades - O Paraná em Ação oferece mais de 200 serviços totalmente gratuitos e essenciais para o resgate da cidadania. Entre eles destacam-se: a emissão gratuita de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros.
Oferece também orientações ainda sobre inscrição e contagem de tempo de serviço para aposentadoria, sobre documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência, serviços judiciários e extrajudiciários no âmbito estadual, como, divórcios, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade, inscrição para casamento coletivo.
No âmbito federal a população pode usufruir dos serviços de opção de nacionalidade e questões habitacionais e principalmente previdenciárias. Na área de saúde e bem estar, leva equipes de parceiros para aplicar testes de urina e glicemia; avaliação física; orientação sobre saúde bucal; sobre a saúde da mulher, com exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e ainda cadastro de doadores de medula óssea.
Para as crianças muita recreação, teatros, orientação sobre emissão de notas fiscais, trânsito e direção segura, orientações da polícia civil para evitar seqüestros e abusos contra menores. Oficinas de artesanato, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais reciclados fazem sucesso em todas as edições do Programa.
Sólidas e importantes parcerias - Mais uma vez o Secretário Buabssi e o coordenador geral do evento Marcírio Machado enaltecem os esforços de todos os parceiros. “São mais de 300 funcionários estaduais, municipais e voluntários que com união e carinho deixam suas casas nos finais de semana e se dedicam inteiramente a esse trabalho. Esse é o grande diferencial de nosso programa em relação a outros tantos que acontecem no estado”, afirma Buabssi.
Marcírio ratifica as declarações do secretário e engrandece as sólidas parcerias do programa. Ele diz que é a soma de esforços e competências que faz do Paraná em Ação um sucesso. “As parcerias e o apoio que temos com os governos municipais, governos federais e estaduais, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, cartórios de registro civil, federações, exército, universidades públicas e privadas, empresas privadas, voluntários e também com o Sistema Fecomércio através do Sesc/Senac, nos ajudam levar uma grande diversidade de ações com equipes extremamente competentes”.

GALERIA DE IMAGENS