Latinoware 2010 oferece 150 palestras e 19 minicursos

A sétima da Conferência Latino-Americana de Software Livre será realizada no Parque Tecnológico Itaipu
Publicação
04/11/2010 - 14:40
Editoria
A sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010 será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Com cerca de 2.300 participantes confirmados, 150 palestras e 19 minicursos, o evento vai apresentar as principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre. A programação completa já está disponível no site: www.latinoware.org
São destaques da programação as palestras dos técnicos da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) sobre as soluções desenvolvidas pela empresa para o Governo do Paraná: “Segurança Digital: uma questão estratégica para governo”, Marco Aurélio Bonato; “Produções Pedagógicas do Portal Educacional dia a dia Educação”, Priscilla Machado; “Expresso Livre: uma ferramenta moderna para comunicação pública e privada”, Nilton E. Bührer Neto; “Implementação de Telefonia IP no Governo: presente e futuro”, Airton Kuada; “Gnu/Linux Desktop Paraná: um padrão para governo”, Dario Kuceki Knopfholz; “Desenvolvimento rápido de aplicativos com um framework avançado”, Henrique Salatino Miorelli.
A Latinoware 2010 é promovida pela Itaipu Binacional, PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Este ano, o evento contará com uma programação bem variada, que atende desde usuários iniciantes até programadores. Os temas centrais são: Redes Sociais; Desenvolvimento Ágil; Modelos de Negócios; Acessibilidade e Mobilidade; e Computação em Nuvem. Essa matriz de temas permite o cruzamento com assuntos específicos, tais como: linguagens e frameworks de programação; ambientes desktop; geoprocessamento; computação gráfica e jogos; distribuições Linux; e virtualização.
Para aqueles que estão iniciando no mundo do software livre, a Latinoware oferece, por exemplo, o minicurso Linux de A a Z, que vai capacitar os participantes desde a instalação de um sistema Linux até o uso de seus principais aplicativos de escritório, gráficos e multimídia. A programação da Latinoware também conta com uma série de palestras específicas de programação nas linguagens PHP, Python e Java. Já na área de multimídia, a Latinoware aborda a produção de áudio, vídeo e modelagem 3D.
Outras ofertas de palestras e minicursos incluem a monitoração de redes e servidores, a programação dentro do ambiente BrOffice, a edição de áudio, a substituição de ferramentas de correio eletrônico e agenda por opções em software livre, o desenvolvimento de extensões para o navegador Firefox, desenvolvimento ágil com a linguagem Python, desenvolvimento de aplicativos para celulares e outros dispositivos móveis.
INTEGRAÇÃO - A Conferência também segue com o seu foco de promover a integração tecnológica entre os países da América Latina, apresentando casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes países. No dia 11, às 15 horas, será realizada uma mesa redonda sobre modelos de negócios de Software Livre para a América Latina. O debate contará com a presença do executivo do Gartner Latin America, Moacyr Gomes, que vai falar sobre negócios que devem e que não devem dar certo em software livre.
Outro destaque da Latinoware é a participação de Geoffroy Simon, co-fundador da Getyoo, uma rede social que expande as conexões virtuais para conexões reais. Um dos seus principais produtos é o Clickey, ferramenta inovadora que promete dar fim aos catálogos e cartões de visita impressos, e que deu a Geoffroy o Prêmio Europeu de Inovação. Com o Clickey, as pessoas podem obter a informação digital simplesmente clicando em objetos, pôsteres ou adesivos. O mesmo dispositivo também permite que as pessoas se conectem entre si em uma rede online e troquem seus dados de contato.
Em todas as edições, a Latinoware também aborda a história e as bases que possibilitaram o desenvolvimento do software livre.
Este ano, Doug McIlroy, um dos precursores do sistema operacional Unix, vai participar do evento. Ele vai ministrar a palestra “Melhor versus Maior”, que pretende abordar a evolução do modelo Unix, que, apesar de antigo, ainda é presente nas várias implementações de sistemas operacionais Linux e BSD (Berkeley Software Distribution). Todos os que usam o Linux, se não conhecem o Doug, devem a ele um dos principais componentes do sistema: a capacidade de encadear comandos através do onipresente caracter "|".
Workshops e Concursos
A Latinoware 2010 também sedia o III Fórum KDE Brasil – Edição Latino-Americana, contando com palestras e atividades que vão do desenvolvimento ágil à programação para dispositivos móveis, além de propostas para o envolvimento e contribuições da comunidade.
Também durante a Latinoware será realizado o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes - IWEEE 2010, evento organizado pela associação GNU Solidário que vai discutir como os avanços tecnológicos podem auxiliar para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes. Com o tema “e-Health para Todos”, o workshop também promove o software livre como um dos principais pilares para uma estrutura sustentável, que proporcione saúde e educação para países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
Durante o evento, serão promovidos a Maratona de Robótica, em que serão demonstrados trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre; e o 3º Concurso de Software Livre, em que os competidores vão apresentar soluções que possam ser integradas ao software Expresso Livre, um gerenciador de correio eletrônico que já possui mais de 250 mil usuários em todo o mundo.
Inscrições - Para se inscrever na Latinoware, basta acessar o seguinte endereço: lapsi.latinoware.org, e preencher o cadastro de acesso à ficha de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para os participantes que se inscreverem até o dia 06 de novembro. A partir dessa data, a taxa será de R$ 100,00.

GALERIA DE IMAGENS