Lançamento de normas de arquivamento marca os 152 anos do Arquivo Público

25/04/2007 - 16:40
O lançamento da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), na tarde desta quarta-feira (26), marcou o primeiro evento em comemoração aos 152 anos do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap), completados no último dia 7. A apresentação das normas, seguida de palestras e da abertura da exposição “Cecília Maria Westphalen – sua obra, sua herança”, ocorreram na própria sede do Deap, em Curitiba. A Nobrade estabelece uma série de mecanismos, regras e ferramentas padrões para serem utilizados pelos arquivos públicos, na gestão de documentos oficiais. Foi elaborada a partir de normas internacionais e instituída em agosto do ano passado pelo Conselho Nacional dos Arquivos (Conarq). O Arquivo Público do Paraná é um dos pioneiros em implantar as novas regras – logo um mês depois de aprovadas, a instituição promoveu uma oficina, em Curitiba, sobre o assunto. Agradecimento - A representante do Conarq, Viviane Tessitore, foi quem fez o lançamento e, na seqüência, explicou ao público presente no evento os detalhes da Nobrade. “Agradeço a acolhida do Arquivo Público do Paraná, incluindo dentro das comemorações o lançamento regional da norma brasileira arquivista”, elogiou Viviane. Já a diretora do arquivo paranaense, Daysi Lúcia Ramos de Andrade, destacou que mais do que o aniversário do Arquivo, a comemoração realizada é também em homenagem aos 15 anos da Associação Amigos do Arquivo Público, e à historiadora Cecília Maria Westphalen. “No dia 27, Cecília faria 80 anos de idade. Este evento é uma homenagem singela à professora que por três décadas se dedicou ao ensino, à pesquisa, e colaborou com o nosso Arquivo.” BOX No sábado, homenagem a Cecília Westphalen, na Lapa O evento em comemoração aos 152 anos do Arquivo Público do Paraná será no próximo sábado (28), na Lapa, a partir das 14 horas. Professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – onde Cecília Westphalen trabalhou – e a comunidade local participam de uma sessão, no Teatro São João, em homenagem à historiadora. Em seguida, haverá uma visita monitorada à casa onde a professora viveu, também na Lapa (Avenida Doutor Manoel Pedro, 2351). Cecília Maria Westphalen é natural daquele município. Por mais de três décadas, dedicou-se ao ensino e à pesquisa na área de História, atuando pela UFPR. Ao todo, são 252 trabalhos publicados, no Brasil e no exterior. Foi uma das fundadoras da Associação dos Amigos do Arquivo Público, em 1992. A professora morreu em 9 de março de 2004.