Lançada a nova versão do Expresso, sistema de comunicação oficial do Estado

Suíte feita em software livre ganhou interface gráfica mais amigável, novas funções e dispositivos de segurança
Publicação
29/04/2010 - 13:10
Os novos módulos e funcionalidades do sistema Expresso, suíte de comunicação oficial do Governo do Paraná, já estão à disposição dos seus mais de 130 mil usuários. O sistema, que oferece correio eletrônico, agenda, mensageiro instantâneo e gerenciador de trabalho, ganhou uma interface gráfica mais amigável, novas funções e dispositivos de segurança.
Desenvolvido por técnicos da Celepar, o layout foi escolhido entre as várias propostas apresentadas pelas entidades que participam do comitê gestor da solução. Segundo Pedro Luiz Viesser, coordenador da Divisão de Serviços de Rede da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o novo Expresso ficou mais dinâmico e obteve uma melhor distribuição de seus módulos.
Entre as melhorias, Viesser cita o sistema de segurança. "Nas mensagens recebidas, quando existem imagens anexadas, o usuário é avisado que precisa clicar em cima da imagem para sua exibição", explica.
Outra mudança diz respeito à confirmação automática de leitura, que só tem validade para as mensagens com origem dentro do próprio Expresso. A nova versão permite ainda que as telas possam ser modificadas, com a utilização de temas escolhidos pelos usuários.
NOVOS MÓDULOS – O novo Expresso permite a troca de mensagens instantâneas, acesso ao sistema através do telefone celular e integração à telefonia IP. Em breve, a Celepar implantará no sistema a certificação digital, que substitui o uso de login e senha para autenticação do usuário.
O mensageiro instantâneo permite envio e recebimento de mensagens em tempo real. Através da uma lista de contatos, o usuário pode trocar mensagens e arquivos com seus contatos. Também é possível saber se os contatos estão online ou offline.
Se o usuário estiver em um local sem acesso à Internet, o Expresso permite trabalhar com o sistema no modo offline - quando o usuário conseguir acesso à Internet basta ele autorizar a sincronização e todas as ações serão realizadas.
A Celepar desenvolveu ainda uma solução para mensagens que contenham arquivos grandes. Com as novas funcionalidades do Expresso, os anexos poderão permanecer na caixa postal do usuário, sendo que seu conteúdo ficará armazenado na estação de trabalho. Isso diminui o tamanho da mensagem e conseqüentemente o espaço de navegação utilizado.
No módulo workflow, que existe desde a versão original, o usuário tem acesso a todos os processos autorizados pela organização, como tarefas pendentes, lista de atividades para execução, relação de processos nos quais o usuário tem alguma participação, entre outros.
MAIS NOVIDADES – Em breve, o sistema contará com a assinatura digital para mensagens, o que garantirá a autenticidade de seu autor. Além disso, as mensagens poderão ser armazenadas no computador do usuário e acessadas pelo Expresso normalmente.
A integração entre o Expresso e os dispositivos móveis, como o celular, também possibilitará que os contatos registrados no catálogo do Expresso possam ser visualizados no celular e vice-versa.
Um novo gerenciador de arquivos também será implementado. Quando um usuário precisar enviar mensagens superiores a 10 megabytes, o anexo será depositado num repositório do sistema, e seu acesso será autorizado para uso de outros usuários. Em breve o Expresso também será integrado por um serviço de vídeo chat.
EXPRESSO - Desenvolvido em software livre, o Expresso é suportado por qualquer tipo de sistema operacional. Considerado como uma suíte de comunicação via web bastante completa, a solução desenvolvida em 2003 pela Celepar é mantida por cerca de uma centena de comunidades ligadas à tecnologia de código aberto, e é utilizada por vários órgãos do Governo federal, estados e municípios do Brasil e do exterior.

GALERIA DE IMAGENS