O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai formalizar, nos próximos dias, com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília, o convênio para o desenvolvimento de um grande projeto de conteúdo multimídia de auxílio a professores do ensino médio da rede pública estadual. Com a autorização o instituto paranaense vai iniciar a produção de material digital que servirá de base para aulas de Matemática. Apenas 18 instituições de todo o país foram qualificadas pelo Ministério para elaborar os projetos de apoio letivo em matemática, língua portuguesa, física, química e biologia.
O projeto foi elaborado e será executado pelo Lactec, pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pela Secretaria da Educação, através do Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná (Cetepar) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A TV Paraná Educativa também vai participar, com a aparelhagem audiovisual necessária. O valor destinado ao projeto, financiado a fundo perdido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, é de R$ 1,6 milhão.
RECUPERAÇÃO – O diretor superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, vê no projeto uma aproximação com as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população. Ele lembra que essas ações conjuntas já vêm sendo desenvolvidas com sucesso no Paraná, através de diversos projetos com o Governo do Estado. “O Lactec passou, no ano passado, por grande processo de recuperação orçamentário e estrutural e está consolidando sua participação na articulação de parcerias públicas. A integração com as políticas públicas do Governo Requião está nos possibilitando cumprir bem o papel do instituto, que é desenvolver inovações, especialmente, para elevar o nível de bem-estar da população”, conta.
De acordo com Rizzi, a responsabilidade do instituto é muito grande, exatamente porque ele será o responsável pelo resultado final do que será oferecido aos professores. “O projeto prevê recursos de alto valor e o Lactec será o responsável por isso. Esse é um ponto que nos aproxima do papel social que têm todos os institutos de tecnologia. O Lactec está se associando, com as orientações das políticas educacionais do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, para melhoria da qualidade de ensino e o uso de tecnologia no desenvolvimento de material didático, só possível pela articulação com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da UEL e com a UFPR”, descreve.
Lactec vai desenvolver material de apoio a professores em convênio com Ministérios
Parceria inédita reúne secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, UEL e UFPR
Publicação
17/01/2008 - 13:50
17/01/2008 - 13:50
Editoria