O Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) será sede, a partir desta sexta-feira (16), de uma comissão nacional para estudos e avaliações das normas de qualidade técnica para a fabricação de postes de concreto. O resultado será a criação de novas tecnologias para adequação da sustentação de redes de energia elétrica, que hoje estão obsoletas. As normas para implantação de melhorias nesse segmento chegam a ter 28 anos.
A Comissão de Estudos de Postes e Cruzetas é uma promoção da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dela podem participar representantes de fábricas de artefatos de concreto, laboratórios de pesquisa, concessionárias de energia e fornecedores de produtos para construção de redes. A Copel e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e empresas particulares de distribuição de eletricidade já confirmaram suas participações na comissão de melhorias.
O Lactec mantém um programa de estudos e pesquisas de qualidade dos produtos de concreto, o Qualicerti. Com ele, o instituto avalia os produtos que vão integrar as instalações e faz as adequações necessárias para garantir o bom funcionamento das redes.
De acordo com o técnico do Lactec, Eustáquio Ferreira, que vai secretariar a reunião, o programa que o instituto mantém em conjunto com a Copel foi criado para atender às necessidades da companhia paranaense de energia, para atender exigências de segurança e qualidade.
Depois da implantação e da rigidez do programa, apenas 14 delas continuam a atender a Copel. Auditorias mensais às fabricas e visitas de surpresa monitoram a qualidade dos produtos fornecidos. O resultado prático foi uma diminuição de 9% de reclamações, em 2000, para 6% logo após a implantação do acompanhamento.
Eustáquio explica que esse trabalho qualifica o Lactec como o único instituto do Paraná apto a coordenar a comissão que vai enviar as adequações para homologação da ABNT. “A sugestão para a criação do comitê foi do Lactec. O que for decidido nas reuniões mensais pelos próximos dois anos será base para exigências que serão aplicadas pela associação de normas para empresas de todo o Brasil”, afirma.
A previsão da Comissão de Estudos de Postes e Cruzetas é de que, em um ano e meio, já esteja pronto o conjunto de reformas que vai ser a nova base das normas técnicas para o setor.
Serviço: reunião inicial para a instalação da Comissão de Estudos de Postes e Cruzetas, Quando: nesta sexta-feira, dia 16
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame), do Lactec, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, Jardim das Américas em Curitiba.
Interessados devem confirmar presença pelo telefone (11) 3760-5329, com Evilácia.
Lactec sedia comissão nacional de normas para postes de energia
O resultado será a criação de novas tecnologias para adequação da sustentação de redes de energia elétrica, que hoje estão obsoletas
Publicação
15/05/2008 - 11:48
15/05/2008 - 11:48
Editoria