O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Rizzi, recebeu na última sexta-feira (29), uma comitiva de pró-reitores de instituições de ensino superior do Paraná para uma discussão a respeito da integração das universidades com o instituto com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico. A iniciativa, em conjunto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, é uma diretriz do Lactec na busca do fortalecimento da ponte entre os institutos de pesquisa, as universidades e a indústria, para a realização da pesquisa e aplicação das inovações.
Segundo Aldair Rizzi, o Lactec, que já tem parceria estabelecida com a UFPR, está integrado no sistema de tecnologia do Estado e em processo de interação com todas as universidades do Paraná, públicas e privadas. “Nessa reunião com o Conselho de Pró-reitores em Pesquisa e Pós-graduação, o Lactec expôs seus trabalhos e colocou suas dependências à disposição, para que as instituições que não contam com esses laboratórios possam interagir de uma forma mais prática”, diz.
Rizzi destaca que o instituto quer atrair alunos de pós-graduação para que eles possam desenvolver suas teses de mestrado e doutorado, além de professores que tenham interesse em projetos de pesquisa. “Vamos implantar isso imediatamente, discutindo, com a vinda de mestrandos e doutorandos, como aproveitar da melhor maneira possível os nossos laboratórios”, explica.
De acordo com o diretor, o Lactec vai ganhar muito com a troca de experiências dos pesquisadores das diversas instituições. “Ao desenvolver uma pesquisa básica nós agregamos conhecimento aos nossos profissionais e eles se alimentam dele para as pesquisas aplicadas em novas tecnologias. Essa inovação se reflete em novos produtos e serviços para a sociedade”, afirma Rizzi.
A integração entre as universidades e a indústria na busca pela inovação tecnológica é uma das diretrizes do Lactec. Uma recente reformulação da estrutura - baseada nos cortes de custos administrativos, que resultou na recuperação do equilíbrio orçamentário do instituto - substituiu a diretoria de desenvolvimento tecnológico por um modelo sócio-industrial. A nova diretoria operacional está mais integrada às pesquisas e dá melhores condições para o uso dos equipamentos.
Rizzi explica que as pesquisa em conjunto terão reflexos nas atividades do setor que é uma das prioridades do Governo do Estado: as pequenas empresas. “O nosso objetivo é repassar todo esse conhecimento acumulado às empresas do Paraná, principalmente as pequenas e médias, que precisam de um atendimento maior e mais integração com o sistema de Ciência e Tecnologia do Estado. Nós avançamos significativamente a partir de 2003 e o Paraná se consolidou com destaque na produção de tecnologia no Brasil”, diz Rizzi.
Lactec quer integração com as pequenas empresas do Paraná
Instituto fortalece a ligação com universidades e indústria, para a realização da pesquisa e aplicação das inovações
Publicação
03/03/2008 - 16:02
03/03/2008 - 16:02
Editoria