Lactec e Copel realizam evento "Tecnologia e Energia para o Desenvolvimento”

Objetivo é apresentar à bancada federal produtos e serviços das empresas e propor ao Orçamento Geral da União de 2011
Publicação
09/11/2010 - 16:00
O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento ( Lactec) e a Companhia Paranaense de Energia ( Copel) promovem nesta quarta-feira ( 10), em Brasília, um café da manhã com a bancada federal para apresentar aos parlamentares a tecnologia, produtos e serviços das duas empresas paranaenses. O evento "Tecnologia e Energia para o Desenvolvimento” quer estimular a integração industrial, comercial e de serviços entre as instituições, o poder público e o mercado. Também será apresentada à bancada federal paranaense, pelo Lactec, uma proposta de emenda ao Orçamento Geral da União de 2011. O evento contará com a presença do governador do estado do Paraná, Orlando Pessuti, do ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, deputados da bancada federal paranaense, representantes de autarquias e agências reguladoras, parlamentares e lideranças empresariais.
No encontro, será solicitado ao coordenador da bancada federal do Paraná no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani , a apresentação da proposta de emenda ao Orçamento Geral da União de 2011, para a reestruturação e modernização dos laboratórios do Lactec, fundado em 1959. Segundo Newton Pohl Ribas, diretor superintendente do Lactec, “os recursos serão destinados à realização de obras e instalações, bem como à aquisição de máquinas e equipamentos de informática, equipamentos de laboratório, material permanente, veículos e utilitários para efetivar a modernização dos laboratórios do Instituto“.
Para o superintendete, a modernização dos laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica permitirá “melhorar o atendimento de demandas postas por instituições públicas municipais, estaduais e federais, concessionárias de energia como, por exemplo, Copel, Itaipu Binacional, Cpfl, Eletronorte, Elejor, Coelba, Light e Chesf, entre outras”.
Em audiência no mês de setembro passado no Ministério da Ciência e Tecnologia, o governador Orlando Pessuti, negociou com o ministro Sergio Machado Rezende, a apresentação dessa emenda por meio dos deputados federais paranaenses.
Para o presidente da Copel, Ronald Ravedutti, uma das razões do sucesso empresarial da companhia é poder contar com esse núcleo de excelência tecnológica e criatividade. “Não há dúvida que o trabalho do Lactec contribui de maneira expressiva para que a Copel pratique uma das menores tarifas do país, mantendo os índices elevados na qualidade dos serviços e, ainda, merecendo dos clientes o reconhecimento de ser a empresa que presta o melhor atendimento no Brasil”.
“A Copel tem imenso orgulho de contribuir para a criação e o crescimento do Lactec, instituição que materializa a vocação da empresa de trabalhar a favor do desenvolvimento tecnológico do Paraná”, declarou Ravedutti.
Lactec
Com uma história de sucesso de 51 anos ajudando a promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico, o Lactec foi criado em 1959 pela Copel e Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Atuando como entidade responsável pela pesquisa, inovação e desenvolvimento do setor de energia no Estado, é uma associação civil, de direito privado auto-sustentável e sem fins lucrativos. Desempenha seu papel social na interface dos setores de energia, meio ambiente, ciência e tecnologia, desenvolvendo programação de pesquisa voltada às áreas de vital importância para o desenvolvimento nacional. Possui competência nas áreas de eletricidade, eletrônica, hidráulica, geossoluções, meio ambiente, materiais, química aplicada, estruturas civis, mecânica, emissões veiculares e tecnologia da informação.
Contando com o apoio de seus associados, o Governo do Paraná, por intermédio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Lactec estabelece conceito de excelência em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e inovação tecnológica, em favor de pequenas, médias e grandes empresas, bem como de toda a sociedade brasileira.
Copel
Atuando nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações, a Copel é a maior empresa do Paraná e também atua nos segmentos de saneamento, gás, água e serviços de engenharia. É considerada por seus consumidores, em pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), como a melhor distribuidora de energia da região Sul e a segunda do País. Atende mais de 3,6 milhões de consumidores em 393 municípios. Primeira empresa do setor elétrico do Brasil a produzir um Relatório de Impactos Ambientais (Rima), para obras de geração (UH Segredo, 1987). A empresa é pioneira na operação remota e centralizada das suas principais usinas. A primeira a atingir 100% de automação nas subestações do seu sistema de transmissão. Também a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a obter concessão para atuar no mercado de telecomunicações, prestando serviços de comunicação multimídia por meio de uma rede formada por mais de 15 mil km de cabos de fibras óticas. Fornece serviços de transporte de dados, de redes corporativas e de acesso à Internet em altíssima velocidade para operadoras de telecomunicações, organizações com instalações descentralizadas, empresas de comunicação e de multimídia.
Serviço:
Evento: Café da Manhã ''Tecnologia e Energia para o Desenvolvimento''
Data: 10 de novembro de 2010 (Quarta feira)
Horário: 8 horas
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada - Brasília/DF
Endereço: SHTN, trecho 1, conjunto 1 B, bloco C

GALERIA DE IMAGENS