O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), em parceria com o Governo do Estado, começou o envio, às prefeituras, da cartilha sobre preservação de recursos naturais e como tornar o uso da energia elétrica mais eficiente, economizando na conta de luz.
Especialmente preparado para orientar os administradores municipais, o material trata de temas como: saneamento ambiental, destinação de resíduos sólidos, preservação de nascentes e mata ciliar, plano diretor, educação e licenciamento ambiental e eficientização energética para iluminação e prédios públicos. O trabalho do Lactec nessas áreas se dá por consultoria, ensaios e análises, ou ainda na elaboração de projetos diversos.
“O Lactec possui experiência para atuar em diversas fontes alternativas e renováveis de energia, e também desenvolve diversos projetos com energia elétrica, como o de eficientização de energia em parceria com a Copel”, descreve Luiz Malucelli Neto, diretor-superintendente do Lactec. O instituto também mantém programas na área ambiental. “São vários projetos que, dentro da orientação estabelecida pelo Governo Requião, contribuem com a evolução das cidades e beneficiam a população paranaense.”
Malucelli explica também que a cartilha sugere políticas públicas, que vão desde noções básicas de educação até o desenvolvimento de um plano estratégico. “É nas cidades que estão concentrados os maiores problemas, os maiores desafios e certamente as soluções que podem mudar o atual panorama de degradação ambiental”, diz o superintendente. Malucelli acrescentou que todas as iniciativas propostas pelo Lactec podem ser realizadas em conjunto pelo poder público e a iniciativa privada.
EXEMPLO – No campo da energia elétrica, quando se fala em eficientizar um sistema elétrico, não se trata apenas do combate ao desperdício e do uso racional de energia, mas sim na adoção de tecnologias, equipamentos e processos que permitam melhorar o aproveitamento da eletricidade.
“Quando falamos em eficientizar um sistema de iluminação pública, estamos falando em obter a maior quantidade de lumens pela menor quantidade de watt/hora, ou seja, estamos falando em reduzir a conta de luz, melhorando a iluminação”, detalha o superintendente do Lactec.
O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, que através de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. Como entidade autossustentável, o Lactec obtém recursos através da venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos.
O instituto conta com cerca de 500 funcionários entre doutores e mestres, atendendo a mais de 400 clientes por ano. Os associados do instituto paranaense são a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Lactec na internet: www.lactec.org.br
Lactec distribui cartilha para auxiliar prefeituras a preservar recursos naturais
Experiência do instituto vai ajudar municípios a economizar energia elétrica e proteger o meio ambiente
Publicação
20/02/2009 - 12:26
20/02/2009 - 12:26
Editoria