Laboratório do DER ganha espaço exclusivo para o estudo de asfaltos

O novo local, com cerca de 200 m2 de área, vai reunir modernos e sofisticados aparelhos
Publicação
19/03/2010 - 14:50
Editoria
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está reformando e ampliando o Laboratório Central do órgão, localizado no Tarumã, em Curitiba. A estrutura que reúne laboratórios de solos, agregados, asfaltos, misturas betuminosas e concreto está ganhando um espaço exclusivo para o estudo de asfaltos. O novo local, com cerca de 200 m2 de área, vai reunir modernos e sofisticados aparelhos. “Além de melhorar o acompanhamento dos serviços executados nas estradas estaduais, estaremos aptos a estudar detalhadamente técnicas novas ou recentes tecnologias como o asfalto modificado por polímeros ou o asfalto borracha. Será um enorme salto de qualidade nas obras rodoviárias realizadas no Paraná”, diz o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.
O secretário acompanhou as obras na manhã desta sexta-feira (19). Segundo ele, os investimentos na revitalização da estrutura física e na aquisição de equipamentos, somados a experiência dos técnicos do órgão, devem fazer com que o DER do Paraná torne-se referência no estudo de asfaltos no Sul do País.
O novo espaço também vai eliminar a dependência do DER e de outros órgãos públicos de terem que recorrer à iniciativa privada para executar estudos e ensaios sobre o assunto. “Vamos evoluir diariamente e economizar recursos públicos”, acrescentou Tizzot.
O secretário afirma que a melhoria da estrutura faz parte da política do Governo do Paraná de valorização do serviço público. “Quando assumimos, em 2003, o Laboratório estava praticamente paralisado. Mesmo abrigando técnicos e funcionários qualificados era uma estrutura quase sem uso”, diz.
Desde então, o laboratório tem recebido investimentos, a começar com a transferência da sua sede que de Campo Magro para o bairro do Tarumã, em Curitiba, onde funciona também a Superintendência da região Leste e a fábrica de placas do DER. Equipamentos foram recuperados, outros adquiridos e funcionários foram contratados.
Hoje o Laboratório Central do DER atende também diversos órgãos públicos e até empresas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O DER possui também laboratórios completos nas cidades de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.