Mais uma laboratório do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) é credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Desta vez, o Laboratório de Força, que passa a integrar a Rede Brasileira de Calibração (RBC) para calibração de torquímetros.
O credenciamento irá beneficiar montadoras, fornecedoras e outras indústrias da área metalmecânica, que têm a necessidade de garantir a confiabilidade dos resultados obtidos com instrumentos de medição do torque de aperto de parafusos.
Também poderá atender uma demanda por serviços de calibração ofertados por laboratórios credenciados. Com o novo serviço prestado pelo Tecpar, não haverá a necessidade de as indústrias paranaenses buscarem os serviços em outros Estados, permitindo maior agilidade no processo e mais rapidez nos resultados.
Suporte - O Tecpar atua como pólo de referência metrológica para as empresas, ofertando não só os serviços de calibração, mas também proporcionando o suporte tecnológico à comunidade empresarial, através de assessoria e treinamentos.
Conforme pesquisa recente elaborada pelo instituto, 72% das indústrias consultadas mantêm um sistema de calibração. No entanto, 80% delas executam este serviço fora do Paraná devido a ausência de laboratórios credenciados ou capacitados no Estado.
O credenciamento do Laboratório de Força do Tecpar deve proporcionar um aumento na demanda de serviços prestados pelo instituto, que, mesmo já atuando na atividade, perdia muitos clientes justamente pelo fato de não dispor do credenciamento pelo Inmetro.
A rastreabilidade metrológica de instrumentos que afetam a qualidade do produto ou serviços, através de calibrações periódicas, é cada vez mais exigida. Isso tendo em vista a implantação de sistemas da qualidade e a certificação nas empresas pelas normas técnicas da família ISSO-9000, que torna compulsória a calibração dos instrumentos.
A outra vantagem é que um certificado de calibração emitido pelo Tecpar é aceito na América do Norte e nos Mercados Comum Europeu e Asiático, o que até há pouco tempo não ocorria. A razão é que o Inmetro é signatário de acordos de cooperação internacional.
Box:
HISTÓRICO DE
CREDENCIAMENTO
O primeiro laboratório do Tecpar que obteve credenciamento foi o de metrologia em tempo e freqüência. A seguir, foram credenciados os laboratórios de metrologia em pressão, dimensional, eletricidade, massas e balanças e agora o de força, na grandeza torque.
“Hoje nós somos o único laboratório credenciado do Estado do Paraná para calibração em torquímetros até 1kN.m (quilonewton)”, explica Humberto Siqueira Torres Filho, responsável pelo Laboratório de Calibração Mecânica do Instituto.
O processo de credenciamento é complexo, porque exige, entre outros fatores, um sistema de qualidade já implantado na instituição, padrões de referência altamente precisos e corpo técnico qualificado, que irão garantir a qualidade dos serviços prestados.
A manutenção do credenciamento é feita por intermédio de avaliações periódicas anuais e participação em programas de comparação interlaboratorial, pelos quais vários laboratórios medem um mesmo padrão, determinando-se assim, a compatibilidade entre os resultados obtidos.