Jovens têm orientação profissional no Paraná em Ação em Umuarama

Professores e estudantes da Unipar montaram estandes para ajudar na entrevista de emprego e a organizar as finanças da família
Publicação
26/09/2010 - 13:40
Editoria
A população de Umuarama e das cidades vizinhas aproveitaram o fim de semana para se beneficiar dos serviços gratuitos oferecidos pelo Programa Paraná em Ação, que atendem a todas as idades. As crianças tinham à disposição brinquedos e equipes de recreação, os jovens e adolescentes, a oportunidade de conhecer cursos profissionalizantes e universitários, e os adultos aproveitaram para resolver pendências judiciais. Tudo de maneira eficiente e gratuita.
O evento termina às 17h deste domingo (26) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal e da Universidade Paranaense – Unipar. Segundo o coordenador-geral do programa, Marcirio Machado Sobrinho o objetivo do Paraná em Ação, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, é atender a maior parte da população para que possam resolver seus problemas e ainda ter momentos de alegria e lazer. “Para isso trabalhamos com diversos parceiros, oferecendo serviços para toda família”.
Nessa edição além da emissão gratuita de documentos, serviços judiciários e inscrição para casamento coletivo, a Unipar manteve dois estandes para dar orientações profissionais. Alunos e coordenadores do Curso de Ciências Contábeis prestaram orientações de planejamento de finanças, com planilhas elaborada em Excel. “O planejamento das finanças não visa apenas ao sucesso financeiro, ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional”, explicou o professor Clovis Uliana, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar.
Os alunos do curso de Administração de Empresas, coordenados pelo professor de Administração e Gestão Comercial da Unipar, Jailson de Oliveira Arieira, eles ensinaram os jovens como se comportar numa entrevista de emprego, a maneira correta de se apresentar e o que falar. “Eles saem daqui com o currículo pronto e encaminhados para a Agência do Trabalhador”, disse Arieira.
A feira de serviços gratuitos do Governo do Estado, permite a confecção de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho; inscrição e contagem de tempo de serviço, orientação sobre documentos necessários para acesso a benefícios dos governos federal e estadual, serviços judiciários e extrajudiciários como guarda e responsabilidade de menores, divórcio, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo. Também são oferecidos exames básicos de saúde e orientações para melhorar o bem-estar.

GALERIA DE IMAGENS