Jorge Callado assume Secretaria do Meio Ambiente com atenção à sustentabilidade

Callado ocupava o cargo de diretor de Saneamento Ambiental do Instituto Paranaense das Águas (Suderhsa)
Publicação
08/04/2010 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O biólogo especialista em gestão ambiental e professor universitário Jorge Augusto Callado Afonso assumiu nesta quinta-feira (8) a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema). Callado, que ocupava o cargo de diretor de Saneamento Ambiental do Instituto Paranaense das Águas (Suderhsa), terá a responsabilidade de coordenar a política ambiental do Estado por meio das autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Paranaense das Águas (Suderhsa) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG).
“Vamos dar prioridade ao atendimento das demandas por meio de ações de sustentabilidade ambiental do Paraná, com base na transversalidade e pró-atividade entre os diversos órgãos de governo mantendo sempre o diálogo com a sociedade”, destacou Callado.
O novo secretário atua na área ambiental desde 1985, na antiga Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma), tendo participado do processo de criação do IAP através da fusão da Surehma com o Instituto de Terras e Florestas (ITCF).
Assessorou tecnicamente a elaboração da Lei de Auditorias Ambientais, Lei do Selo de Reciclagem e da primeira Lei do país que garante a proteção à fauna ameaçada de extinção no Paraná, apresentada pelo então deputado estadual Orlando Pessuti. Callado atuou ainda, como técnico do Programa de Impactos Ambientais de Grandes Barragens - Convênio Brasil/Alemanha (GTZ).
TRABALHO - Recentemente, o secretário participou diretamente do processo de criação do Instituto Paranaense das Águas (antiga Suderhsa). A criação do Instituto possibilitou a interação entre a política de saneamento - estabelecida pela lei federal nº 11.445 e a política de recursos hídricos.
Sob a responsabilidade do Instituto das Águas está o monitoramento da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, difusão de informações, elaboração e implantação dos planos de bacias hidrográficas, funcionamento dos comitês de bacias. Além disso, o órgão atua de forma integrada com setores que demandam recursos hídricos em seus processos - como na agricultura e na indústria.
Desde o ano de 2003, o atual secretário coordenou ações que colocaram o Paraná como destaque à frente da diretoria de Saneamento Ambiental da Suderhsa. Entre elas, a supervisão de projetos e obras de aterros sanitários e estudos para implantação dos Consórcios Intermunicipais de Aterros Sanitários (CIAS), objetivando a melhoria da gestão dos RSU no Estado do Paraná.
Outro trabalho de referência executado por Callado foi o gerenciamento de resíduos sólidos no projeto Operação Viva o Verão. Ao todo, foram investidos R$ 28 milhões em ações de limpeza e coleta de lixo no Litoral, nos últimos sete anos.
Ainda sob a coordenação do novo secretário, o Paraná tornou-se conhecido mundialmente com o Programa Estadual de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Como grande produtor agrícola, o Paraná há sete anos, encontrava-se na 9a colocação em número de embalagens recolhidas e trabalhou para alcançar a primeira colocação nacional, proporcionalmente.
“Hoje, os agricultores paranaenses entregam as embalagens somente após a tríplice lavagem do produto, evitando qualquer tipo de contaminação do solo e da água e proporcionando ainda, a transformação das embalagens em novos produtos”, destacou Callado.

GALERIA DE IMAGENS