Os 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) começam nesta sexta-feira (19) com a fase regional, em sete sedes, e muitas novidades. Na oitava sede, Castro, a etapa será de 19 a 27 de julho. Nas sete primeiras sedes (Colombo, Bandeirantes, Mandaguaçu, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Santo Antônio da Platina e Ivaiporã), a competição vai até 27 de junho, reunindo mais de 10 mil atletas.
“A principal mudança este ano está no número de classificações na fase regional para a final, de 9 a 12 equipes por modalidade no máximo, e não mais 16 como ocorria até o ano passado”, explica Marco Aurélio Saldanha Rocha, diretor-presidente da Paraná Esporte.
Nesta sexta-feira (19), a partir das 20h, serão realizadas as solenidades de abertura nas sete sedes. Os jogos começam na manhã de sábado (20). A redução no número de classificados foi decidida em seminário no ano passado, tendo em vista o inchaço da fase final. “Tínhamos poucas opções de sede para a fase final, devido à estrutura exigida para comportar uma competição com mais de 7 mil atletas”, afirma Marco Aurélio. A mesma medida foi tomada em relação aos Jogos Abertos do Paraná, cuja fase regional será de 21 a 29 de agosto.
Outra novidade em relação à fase regional, este ano, está nas modalidades, com a inclusão do vôlei de praia e xadrez, antes disputadas só na final, com o atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa. Essas últimas continuam entrando só na final. O objetivo de incluir o vôlei de praia e xadrez na fase regional é reduzir o número de finalistas nessas modalidades, assim como é feito nas tradicionais coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei.
Na fase regional serão disputadas sete modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos sexos feminino e masculino – no futebol só no masculino. Na fase regional, participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades com duas divisões como o basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. As equipes da Divisão A vão direto para a fase final, como aquelas de divisão única, as exceções do vôlei de praia e xadrez.
Na fase regional, nas sete primeiras sedes, os 10.328 atletas inscritos vão defender 815 equipes nas modalidades em disputa. A regional com o maior número de participantes é a de Ivaiporã, com 1.910 atletas e 150 equipes. A com menor número é a de Bandeirante, com 1.154 atletas e 91 equipes. A média é de 1.475 atletas e 116 equipes por regional. Os Jogos da Juventude os confrontos são entre seleções dos municípios.
Quanto ao número de equipes classificadas na fase regional, de no mínimo 9 e máximo 12, depende do número de inscritos por modalidade. Antes da definição de inscritos em Castro, apenas no futebol (disputado só no masculino) e futsal, no masculino, passam para a fase final 12 equipes. Nas outras modalidades e categorias estão garantidas, por enquanto, apenas as campeãs das regionais, e mais as equipes de Umuarama, que não disputam a fase regional, tendo em vista que o município será sede da fase final, de 25 de setembro a 4 de outubro. As suas equipes da Divisão B estão classificadas automaticamente.