As oito sedes da fase regional dos 21º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que se encerra neste sábado (30), estão presenciando uma grande movimentação em suas praças esportivas e também no comércio. Nas cidades menores esse impacto positivo é maior. Um exemplo é Mangueirinha, município com 18 mil habitantes que nos últimos dias recebeu a visita de pelo menos 3 mil pessoas, entre atletas, parentes, técnicos, dirigentes, árbitro e torcedores, que consumiram na cidade e ajudaram a melhorar o lucro do comércio local.
“As pessoas estão gastando nos restaurantes, mercados, lojas, em todo o comércio. Isso gera lucro e emprego no nosso município”, afitma Cláudio José Zorzim, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mangueirinha. “Temos que parabenizar a administração do município e o Governo do Paraná por trazerem para Mangueirinha um evento grande como este. Estamos felizes não só pelo lucro que o comércio está tendo, mas também por poder receber os visitantes”, acrescenta Zorzim.
Ieda Maria Andreolla, proprietária do Restaurante Halla Minutta, é uma das comerciantes beneficiadas com o movimento de pessoas envolvidas nos Jogos da Juventude. “Estes jogos são ótimos, passei a ter mais fregueses, o movimento está excelente. Parabéns a todos que trouxeram estes jogos para Mangueirinha. Estaremos à disposição em outras oportunidades”, agradece Ieda.
A fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná é uma realização do Governo do Estado do Paraná, através da Paraná Esporte e Secretaria de Estado da Educação, com o apoio dos municípios-sedes - Mangueirinha, Medianeira, Umuarama, Manoel Ribas, Colorado, Assaí, Irati e União da Vitória.