O calendário esportivo oficial do Governo do Estado segue nesta sexta-feira (13) com a abertura da fase regional dos 22.º Jogos da Juventude do Paraná, em oito sedes, com a participação de mais de 50% dos municípios paranaenses. “É um número significativo e manteve a alta registrada no ano passado, quando houve um aumento de 40%, como reflexo da decisão do governo Roberto Requião de pagar integralmente a alimentação para todas as delegações”, diz o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha.
Nesta sexta-feira (13) serão realizados os cerimoniais de abertura, a partir das 19h30, em sete sedes – a abertura no município da Lapa foi transferida para segunda-feira (16), em razão da utilização do principal ginásio de esportes para uma festa neste fim de semana. As sedes onde as disputas começam neste sábado (14) pela manhã são: Corbélia, Ibiporã, Loanda, Mamborê, Mandaguari, Prudentópolis e Realeza. Na Lapa, os jogos começam na manhã de terça-feira (17). Em todas elas, o encerramento se dará no dia 21.
Estão inscritos para os 22.º Jogos da Juventude do Paraná 223 dos 399 municípios paranaenses, com um total de 11.192 atletas só nas cinco modalidades coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. São 842 equipes, no masculino e feminino, a exceção do futebol que é só no masculino, sendo 106 de basquete, 129 de futebol, 287 de futsal, 157 de handebol e 163 de vôlei.
“Estamos com tudo pronto para o início. Já estão nos locais de competições todo o material esportivo e as medalhas para os vencedores”, afirma o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Detleve Surkamp. Na fase regional dos Jogos da Juventude são disputadas apenas as modalidades coletivas, e participam somente as equipes da Divisão B, brigando por vagas para a fase final, de 29 de agosto a 6 de setembro, em Cianorte. As equipes da Divisão A vão direto para a final, assim como os atletas das modalidades individuais incluindo o vôlei de praia, disputado em duplas. Vale lembrar que as equipes da Divisão B de Cianorte também só disputam a final, por ser a sede da decisão.
Diferente das competições anteriores promovidas pela Paraná Esportes – as fases regional e macro-regional dos Jogos Colegiais (a final será em Curitiba, de 11 a 22 de julho) e os Jogos Universitários – , que são disputadas por estabelecimentos de ensino, os Jogos da Juventude são entre seleções municipais, formadas por jovens com até 18 anos na maioria das modalidades. No total, na fase final estarão em disputa 16 modalidades. Além das cinco coletivas, mais as seguintes: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A ginástica é só para mulheres.
Da fase regional classificam-se para a fase final, os 8 campeões de cada modalidade, no masculino e feminino, nas 8 sedes, e mais 7 ou 8 equipes por modalidade e sexo entre os melhores segundo e terceiros lugares nas sedes com maior número de participações. No total, da Divisão B 16 equipes por modalidade e sexo vão para a final, incluindo as de Cianorte (sede da final), que não disputam a fase regional. Como a competição é disputa em duas divisões, na fase final haverá acesso e descenso nas modalidade coletivas. Das dez equipes da Divisão A em cada modalidade e sexo, três serão rebaixadas para a Divisão B, e três da “B” sobem para a “A” no ano seguinte.