Jogos Colegiais entram na fase macrorregional

Disputas vão até domingo (5) em oito sedes, com a participação de 10 mil alunos
Publicação
04/05/2010 - 18:04
Editoria
Mais de 10 mil alunos começam nesta quarta-feira (5) a fase macrorregional dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), em oito sedes. As disputas vão até domingo (5). Participam os colégios classificados na fase regional dos 32 Núcleos Regionais de Educação, em sete modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez. Os dois primeiros colocados de cada modalidade passam para a fase final da competição, de 21 a 30 de maio, em seis sedes na região Norte do Estado.
As sedes da macrorregional são as cidades de Pinhais, reunindo os núcleos de Curitiba, Paranaguá e das áreas metropolitanas Norte e Sul; Reserva do Iguaçu (Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória), Palmas (Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Pato Branco), Cascavel (Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo), Campo Mourão (Campo Mourão, Goioerê, Maringá e Pitanga), Pérola (Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama), Arapongas (Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba) e Santo Antônio da Platina (Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz).
“Estamos-nos aproximando do final dos Jogos Colegiais de 2010 com muitas novidades este ano, entre elas a mudança do local da fase final, em Curitiba, como vinha ocorrendo deste a retomada da competição, em 2003. Teremos seis sedes, destacando Londrina e Maringá com mais modalidades. Outra alteração é a participação automática pela primeira vez dos colégios da cidade-sede na fase macrorregional. Isso traz mais animação ao evento, com a presença do torcedor apoiando os alunos do município”, espera o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, o idealizador da interiorização.
Participam dos Jogos Colegiais do Paraná alunos do ensino regular e especial, de escolas públicas e privadas, nos dois sexos e em duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Da fase regional se classificaram direto para a final alunos de certas provas do atletismo e do vôlei de praia. Outras modalidades como ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e algumas provas do atletismo são disputadas apenas na fase final, ou seja, os participantes dessas modalidades não precisaram passar pela fase regional nem disputam a macrorregional.
Também vão direto pra a final, sem passar pelas fases regional e macrorregional, os três primeiros colocados do ano passado nas modalidades coletivas. Também entram só na final, nas respectivas modalidades, os municípios-sedes dessa fase: Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Marialva (futebol); Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); e Rolândia (voleibol e vôlei de praia).

GALERIA DE IMAGENS