Os 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), a maior competição do gênero no País, com a participação de 400 mil pessoas de praticamente todos os 399 municípios paranaenses, seguem com a fase regional nesta sexta-feira (9), em nove Núcleos Regionais de Educação (NRE). Segundo a Paraná Esporte, promotora do evento com a Secretaria de Estado da Educação, outras duas etapas completarão a fase regional nos 32 Núcleos, de 16 a 22 de maio e de 23 a 29 de maio.
“Tivemos que fazer alguns ajustes no calendário, reduzindo o período das disputas, mas a competição está garantida e promete ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos. Estamos vivendo o clima das olimpíadas e isso é muito bom para as nossas crianças e jovens, que buscam inspiração nos ídolos”, afirma o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Na primeira etapa da fase regional, de 9 a 15 de maio, os jogos serão disputados em nove sedes: Arapongas, Campo Mourão, Bandeirantes, São Jorge do Oeste, Rancho Alegre do Oeste, Candói, Sarandi, Paranaguá e Altônia. Na segunda etapa serão dez núcleos; e na terceira, 13, quando serão conhecidos todos os classificados para a fase macrorregional.
A fase macrorregional será disputada nos dias 6, 7 e 8 de junho, em oito sedes, reunindo quatro núcleos em cada uma: Guaratuba, Pinhão, Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand, Mandaguaçu, Diamante do Norte, São João do Ivaí e Uraí. A fase final será em Curitiba, de 11 a 22 de julho. Antes da fase regional, nos 32 núcleos, foi disputada a fase municipal, nos 399 municípios.
Participam da fase regional as escolas e colégios públicos e particulares do Paraná classificados na fase municipal, quando os municípios escolheram os representantes nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol). Em cada modalidade participam quatro equipes, por faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) e nos sexos masculino e feminino.
Na fase regional, além dessas modalidades coletivas são disputadas provas de atletismo, tênis de mesa e xadrez. A fase macrorregional é disputada apenas nas modalidades coletivas. Na final participam também atletas de natação, ginástica rítmica e judô. Participam ainda alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), nas fases regional e final.