Jogos Abertos já têm equipes classificadas

Em algumas sedes, com poucas equipes inscritas, a fase regional acaba na quarta-feira (1.º)
Publicação
30/08/2010 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As modalidades de vôlei de praia e xadrez foram as primeiras a conhecer os campeões da fase regional dos 53.º Jogos Abertos do Paraná (Japs), nas oito sedes, nos três primeiros dias de competições. Iniciada sábado (28), a disputa vai até 4 de setembro, na maioria das sedes. Em Cambé, uma das sedes com menor número de equipes (49), a fase regional acaba nesta quarta-feira (1.º). Os campeões se classificam para a fase final, de 8 a 17 de outubro, em Maringá.
Como o número de equipes é variável por modalidade e sede, outros campeões são conhecidos, além daqueles municípios classificados automaticamente no caso de inscrição única. As sedes da fase regional são: Assis Chateaubriand, Boa Esperança, Cambé, Chopinzinho, Irati, Lobato/Santa Fé, Roncador e São José dos Pinhais.
Em Santa Fé/Lobato (os dois municípios se uniram para sediar uma regional), por exemplo, não houve disputa de bocha, bolão e xadrez. Nas duas primeiras não houve inscrição, e no xadrez, apenas uma. Em Boa Esperança não houve inscrições no bolão, bocha e vôlei de praia. No basquete houve apenas uma, no feminino e masculino, e uma também do feminino no vôlei e xadrez.
No vôlei de praia em Cambé, com apenas duas duplas inscritas em cada sexo, Londrina ganhou de Rolândia nos dois e se classificou para a final. Como já tinha uma dupla pré-classificada de cada sexo – essas equipes ficaram entre as sete primeiras no ano passado – , Londrina terá duas duplas de cada sexo na final de 2010.
Outro município com duas duplas de cada sexo no vôlei de praia é de Maringá – e não por ser sede da fase final. Como anfitrião, Maringá tem a participação assegurada em todas as modalidades em que disputa a Segunda Divisão. No vôlei de praia, em divisão única, Maringá tinha duas duplas pré-classificadas (feminino e masculino) e as duplas número 2 também foram atrás da classificação em Santa Fé, na única modalidade em que está na fase regional.
No vôlei de praia na fase regional se classifica apenas a dupla campeã para a fase final. No xadrez se classificam mais municípios porque vão para a final os campeões de cada tabuleiro nas provas de relâmpago, rápido e convencional.
No basquete, outra modalidade com vários campeões nesses três primeiros dias de competições, apenas o primeiro colocado vai para a final, além do segundo lugar do feminino da sede de Assis Chateaubriand, por ter mais competidores. Nas outras modalidades coletivas também se classificam só os campeões e mais alguns vice-campeões das regiões com maior número de participantes.
SEGUNDA DIVISÃO – Vale lembrar que disputam a fase regional apenas as equipes da Segunda Divisão das modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei, e mais as de vôlei de praia e xadrez em divisão única. Na fase final, sem passar pela regional, entram ainda as equipes da Primeira Divisão do basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei, em número exato de 82, e mais as do atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa.
Na Divisão B nas oito sede estão participando 556 equipes das modalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei), e mais 38 de vôlei de praia e 33 de xadrez. São aproximadamente 10 mil pessoas entre atletas e dirigentes.
Os Jogos Aberto do Paraná, promovidos pelo Governo do Estado, através da Paraná Esporte, são disputados por seleções municipais, com atletas nascidos até 1992, menos na ginástica rítmica, até 1996. Os de futebol também não podem ser nascidos antes de 1989. Sobre gêneros, as modalidades de bocha e futebol são só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só para o feminino.

GALERIA DE IMAGENS