Começa nesta sexta-feira (17) a fase regional dos 50.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), com cerimônias de abertura, às 20 horas, em oito sedes: Apucarana, Bandeirantes, Cianorte, Guaratuba, Laranjeiras do Sul, Palotina, Prudentópolis e Santa Fé. Participam 191 municípios com 682 equipes nas cinco modalidades coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol. Ao todo são 9.548 atletas inscritos nessas modalidades, incluindo os que vão direto para a fase final (Divisão A), em Toledo, de 19 a 27 de outubro.
Na edição de aniversário dos 50 anos dos Jap’s) a Paraná Esporte promoveu algumas mudanças nas regras de inscrição e pela primeira vez está subsidiando inteiramente a alimentação dos atletas. “Essa foi uma reivindicação dos municípios. Sem o custo com a alimentação, eles poderão investir mais na formação das equipes, tornando a disputa mais competitiva”, afirma o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Entre as alterações no regulamento da competição, a principal é a possibilidade de inscrição de até quatro atletas convidados nas modalidades coletivas. São dois de qualquer procedência na fase regional, e outros dois na fase final, entre os que participaram da fase regional por outros municípios não classificados. Nas modalidades individuais e no vôlei de praia, apenas um atleta poderia ser convidado. “Sem dúvida isso melhorará o nível dos jogos, que serão mais atrativos”, aposta Gomyde.
Os confrontos começam neste sábado (18) e vão até o dia 25 de agosto nas regionais com maior número de participantes, como na Região 6, no Oeste do Paraná, com 151 equipes de 32 municípios. A Região 7, no Sudoeste, tem 103 equipes competindo e o mesmo número de municípios (32). A região com menor participação é a 3, no Norte Velho, com 49 times de 16 municípios, seguida pela Região 5, no Noroeste, com 54 equipes de 24 municípios. Em Prudentópolis, a primeira rodada do basquete masculino será iniciada nesta quinta-feira (16).
Além do basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol, começam neste sábado (18) as disputas de bocha e bolão. Com exceção do futebol, só para os homens, as demais modalidades coletivas são para os sexos masculino e feminino. O futebol é também a única com limite máximo de idade para participação – participam só os nascidos entre 1986 e 1991. Nas outras, só há limite mínimo de idade, para os nascidos até 1991, menos na ginástica, para as nascidas até 1993 – esta modalidade é só para mulheres.
A competição é disputada em duas divisões, A e B, com acesso e descenso nas modalidades coletivas, com exceção do vôlei de praia. Das dez equipes da Divisão A, caem três e sobem três da Divisão B. Da fase regional participam apenas as equipes da Divisão B, menos as representantes de Toledo (sede da final), que estão classificadas automaticamente. Também disputam só a fase final os atletas das modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.